Neto de Cacilda Becker, Leona Cavalli, Ivam Cabral e Ivano Lima fazem live sobre atriz

A atriz Cacilda Becker, que teria completado 100 anos neste mês - Foto: Divulgação - Blog do Arcanjo 2021
A atriz Cacilda Becker, que teria completado 100 anos neste mês – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo 2021

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

A grande atriz Cacilda Becker (1921-1969) e seu centenário de nascimento, celebrado no último 6 de abril, serão tema de uma live nesta terça-feira (20), às 19h30. É quando acontece a mesa de discussão Centenário Cacilda Becker: Heranças de uma Personagem Histórica do Teatro Brasileiro, no Youtube da SP Escola de Teatro.

Leona Cavalli, Ivam Cabral, Ivano Lima e Guilherme Becker - Foto: Divulgação - Blog do Arcanjo 2021
Leona Cavalli, Ivam Cabral, Ivano Lima e Guilherme Becker – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo 2021

Participam do encontro mediado por Miguel Arcanjo Prado, jornalista, crítico da APCA e diretor do Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo de Cultura, quatro convidados especiais. São eles: Guilherme Becker, neto de Cacilda, Ivano Lima, historiador da vida e obra da estrela, Leona Cavalli, que interpretou Cacilda no Teatro Oficina, e Ivam Cabral, ator e diretor executivo da SP Escola de Teatro. O encontro terá ainda direção de transmissão pelo jornalista Rodrigo Barros. A produção é de Margarete de Lara.

Mesa de discussão: Centenário Cacilda Becker: Heranças de uma personagem histórica do teatro brasileiro
Com Guilherme Becker, Ivano Lima, Ivam Cabral e Leona Cavalli. Medição: Miguel Arcanjo. Transmissão: Rodrigo Barros
Quando: 20/4, terça-feira, das 19h30 às 20h30
Onde: YouTube da SP Escola de Teatro

Sobre os convidados

Neto de Cacilda Becker, Guilherme Becker posa na casa de sua avó - Foto: Edson Lopes Jr. - Blog do Arcanjo 2021
Neto de Cacilda Becker, Guilherme Becker posa na casa de sua avó – Foto: Edson Lopes Jr. – Blog do Arcanjo 2019

Guilherme Becker
Fez curso de Comunicação Social na FAAP, habilitado em publicidade, propaganda, relações públicas, rádio, televisão e cinema reconhecido pelo MEC. Também formado pela escola Panamericana de arte em fotografia para cinema, vídeo, teatro e moda. Ator formado pela escola de teatro Nilton Travesso. Still fotográfico de “Longa jornada noite a dentro” com Cleyde Yaconis e Sérgio Brito no Rio de Janeiro. Direção, roteiro e direção de arte do curta-metragem “Santa e Bárbara “. Direção de arte e still fotográfico do espetáculo “morte em cena”. Atuação no espetáculo “A Estrela Dalva “ sob direção de Bete Dorgan. Foi sócio proprietário do espaço fotográfico Flashbecker Studio durante 10 anos. Still de diversos espetáculos em São Paulo e Rio de Janeiro. Curador de todo o acervo existente das atrizes Cacilda Becker e Cleyde Yáconis.

Ivano Lima, pesquisador especialista em Cacilda Becker - Foto: Edson Lopes Jr. - Blog do Arcanjo 2019
Ivano Lima, pesquisador especialista em Cacilda Becker – Foto: Edson Lopes Jr. – Blog do Arcanjo 2019

Ivano lima
Tem experiência na área de Artes Cênicas com ênfase em Interpretação Teatral, Laboratório de Montagem Teatral, Direção Teatral, Arte Educação, Expressão e Consciência Corporal. É pós-graduado em Gestão Escolar e em Arte, Comunicação e Educação pela Faculdade Paulista de Artes e graduado em Artes Cênicas pela mesma faculdade, em 1998. Foi professor universitário da Faculdade Paulista de Artes de 2000 a 2013 e professor coordenador pedagógico na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, professor convidado do COGEAE da Pontifícia Universidade Católica de SP no qual ministra o Atellier “Corpo, sociedade e educação – Uma proposta de sensibilização”. Dirigiu mais de trinta espetáculos, entre eles “Sonho de uma Noite de Verão “ de W.Shakespeare, “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente, “O Beijo no Asfalto “ de Nelson Rodrigues, “As Quatro Chaves” de Ilo Krugli, “Vamos “ de Mario Viana, “A cozinha “ de Arnold Wesker, entre outros.

Ivam Cabral - Foto: Lina Sumizono - Blog do Arcanjo 2019
O ator Ivam Cabral – Foto: Lina Sumizono – Blog do Arcanjo 2019

Ivam Cabral
Ator, diretor e dramaturgo, tem dedicado sua carreira às artes do palco. Doutor em Pedagogia do Teatro e mestre em Artes Cênicas pela ECA/USP. Fundou, ao lado de Rodolfo García Vázquez, a Cia. de Teatro Os Satyros. Como ator e dramaturgo, recebeu inúmeros prêmios e escreveu dezenas de textos, tendo sido traduzido para o espanhol e o alemão. Lançou, em 2006, o livro “O Teatro de Ivam Cabral — Quatro Textos para um Teatro Veloz”, pela Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial de São Paulo; e, em 2010, foi indicado ao Prêmio Jabuti. Também escreve para cinema e TV, tendo assinado os roteiros de “A Noiva” e “Além do Horizonte”, ambos para a TV Cultura. É diretor executivo da SP Escola de Teatro — Centro de Formação das Artes do Palco.

Leona Cavalli: atriz que já interpretou Cacilda Becker no teatro sonha com série e filme sobre a artista - Foto: Edson Lopes Jr. - Blog do Arcanjo 2019
A atriz Leona Cavalli – Foto: Edson Lopes Jr. – Blog do Arcanjo 2019

Leona Cavalli
Premiada no teatro, no cinema e na TV, Leona Cavalli nasceu em Rosário do Sul (RS), fez sua primeira peça aos 6 anos, na escola e, aos 16, participou de Valsa nº 6, de Nelson Rodrigues, em Porto Alegre. Cursou Artes Cênicas da UFRS e Direito na PUC. Envolvida com o teatro, largou o Direito, mudou-se para São Paulo e passou a se dedicar somente à interpretação, trabalhando ainda como diretora e produtora. Com um vasto currículo no cinema e no teatro, premiada, inclusive em festivais internacionais, atualmente pode ser vista na TV na reprise de A Vida da Gente, na TV Globo. Interpretou Cacilda Becker no espetáculo Cacilda!, do Teatro Oficina, dirigido por Zé Celso Martinez Corrêa.

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista e crítico de artes Miguel Arcanjo Prado é mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Está entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Band e UOL. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Foto: Edson Lopes Jr.

© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados | Proibida reprodução sem citação com link.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *