Danielle Rosa transforma casa em teatro e estreia Respira, Segura e Solta no digital
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Uma das atrizes emblemáticas do Teatro(r)o Oficina, no qual realiza diversas peças ao lado de José Celso Martinez Corrêa, a baiana Danielle Rosa estreia pelo Youtube nesta terça-feira (20/04) a peça Respira, Segura e Solta, com autoria e direção de Beto Mettig. Na montagem, interpreta uma mulher que dialoga com a voz do aplicativo de meditação que a conforta nesse momento de distanciamento físico em São Paulo provocado pela pandemia.
Desencadeando um fluxo de raciocínio que a faz conectar com muitas outras vozes, ela alimenta – e divide com o público – memórias artísticas guardadas em seu corpo, mente e afetos. Ao Blog do Arcanjo, a artista conta detalhes da encenação que pode ser vista pelas redes sociais às terça, quartas e quintas, às 19h, e ainda tem a participação do ator Marcelo Dalourzi, também integrante do Oficina e companheiro da atriz — o casal foi pai de Flor Bela Maria em junho do ano passado.
“Estar em cena nesse momento, em formato digital, é muito emocionante, principalmente, depois ter ter tido uma filha, tudo muda. Voltar à cena, agora, nessa nova vida, é algo muito renovador, no sentido de revelar cada vez mais dessa atriz que tem em mim. É uma nova fase da minha atuação, uma mulher renascida. É muito emocionante voltar à cena e conhecer um novo formato, um novo jeito de se relacionar com a própria cena. Transformei minha casa numa casa-camarim, casa-teatro, é tudo muito intrigante”, explica Danielle Rosa.
Camarim
Na peça, repleta de metalinguagem, ela é uma atriz que transforma sua casa em um grande camarim. Ao se preparar para uma live, ela inicia uma reflexão sobre o Brasil de 2021, dividindo com o público os caminhos que vem traçando para uma possível reconciliação com o mundo ao seu redor.
Tudo isso a partir de uma conexão tanto com a voz da meditação, que a mantém apaixonada pela vida, quanto com as vozes de artistas que aparecem para ela, através de livros, músicas, posts, peças de teatro e tudo o mais que alimenta sua imaginação durante a pandemia.
A dramaturgia de Respira, Segura e Solta é assinada e dirigida pelo ator Beto Mettig, outro artista baiano radicado na capital paulista assim como Danielle Rosa. Este construiu o texto a partir de mensagens reais postadas em garrafas virtuais, jogadas ao mar de ondas digitais e desviadas por correntezas de algoritmos até chegar aqui e agora em forma de texto cênico.
Respira, Segura e Solta
Temporada: De 20 a 29 de abril de 2021- Terças, quartas e quintas-feiras, às 19h.
Transmissão: YouTube. Links de acesso no link https://linkme.bio/espetaculorespira/
Duração: 40 min
Indicação etária: Livre
Siga @miguel.arcanjo
Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo
Um dos jornalistas culturais mais respeitados do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Foi eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes. Recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É presidente do júri do Prêmio Arcanjo e integra o júri do Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Guia da Folha, e Canal Brasil de Curtas. Recebeu ainda o Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Leda Maria Martins.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.