Robson Catalunha transforma O Híbrido em experiência 360º no digital
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Nascida no The Watermill Center, o efervescente laboratório criativo internacional de Bob Wilson em Nova York, a performance O Híbrido, do ator Robson Catalunha, pode ser vista no que ele chama de experiência 360º no digital. A obra, já apresentada nos Estados Unidos, Europa e África, agora está disponível neste novo formato a partir deste domingo (18) até 25 de abril, no site do artista.
Catalunha conta que a performance ganha novos contornos artísticos e tecnológicos “com o intuito de proporcionar uma experiência interativa, imersiva e transdisciplinar”. E revela qual foi sua inspiração: “A performance O Híbrido buscou inspiração na série de retratos de híbridos humano-botânicos criada pelo fotógrafo francês Cal Redback. Batizada de Treebeard, a obra do artista consiste em humanos se metamorfoseando em plantas. De outro ponto de vista, também poderiam ser lidas como plantas assumindo a forma humana”.
Com mergulho na realidade virtual, o espetáculo assume o formato de websérie, no total de oito episódios. “Eles foram filmados com câmeras que captam imagens em 360º e levam os espectadores diretamente para dentro da obra”, pontua o artista, antes de acrescentar: “Os episódios poderão ser conferidos tanto nos smartphones, quanto por meio de óculos de realidade virtual”.
Ator sorocabano, Robson Catalunha trabalhou durante uma década na Cia. de Teatro Os Satyros, de São Paulo, e também foi dirigido pelo norte-americano Bob Wilson no musical Garrincha. Em 2019, venceu o Prêmio Nelson Rodrigues com o espetáculo Entrevista com Phedra, peça de Miguel Arcanjo Prado que dirigiu em parceria com o artista argentino Juan Manuel Tellategui.
Siga @miguel.arcanjo no Instagram
Ouça Arcanjo Pod no Spotify
Blog do Arcanjo no YouTube
Um dos jornalistas culturais mais respeitados do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. Mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Guia da Folha, e Canal Brasil de Curtas. Ganhou o Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Governo do Estado de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.