As Veias Abertas da América Latina de Eduardo Galeano faz 50 anos

O escritor uruguaio Eduardo Galeano (1940-2015), autor de As Veias Abertas da América Latina, livro que completa 50 anos – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Livro icônico dos campos progressistas latino-americanos, As Veias Abertas da América Latina, escrito pelo uruguaio Eduardo Galeano (1940-2015) completa 50 anos neste 2021. Para celebrar o cinquentenário o livro-marco, haverá uma edição especial na Argentina e no Uruguai.

A obra inspirou estudantes universitários, intelectuais, líderes políticos no continente e ainda famosa obra Mão da América, de Oscar Niemeyer (1907-2012), escultura de sete metros de altura que é um dos símbolos de São Paulo, localizada no Memorial da América Latina. No próximo 13 de abril, a morte de Galeano completa seis anos.

É a América Latina, a região das veias abertas. Desde o descobrimento até os dias de hoje, tudo sempre se transmutou em capital europeu ou, mais tarde, em capital norte-americano, e como tal se acumulou e se acumulou nos distantes centros de poder. Tudo: a terra, seus frutos e suas profundezas ricas em minerais, o homem e sua capacidade de trabalho e consumo, recursos naturais e recursos humanos”.
As Veias Abertas da América Latina, de Eduardo Galeano

Mão da América, obra de Niemeyer inspirada no livro de Galeano que é símbolo de SP - Foto: Divulgação - Blog do Arcanjo
Mão da América, obra de Niemeyer inspirada no livro de Galeano que é símbolo de SP – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Com o título original Las Venas Abiertas de América Latina, o livro foi publicado por Galeano em 1971, quando ele tinha apenas 31 anos e tornou-se uma das bíblias do movimento anti-imperialismo norte-americano no continente, sempre figurando na lista dos mais vendidos.

Em suas quase 500 notas, o livro apresenta como nosso continente foi expropriado ao longo dos séculos. O livro continua atualíssimo, como no fragmento que diz “O FMI e o Banco Mundial exercem pressões cada vez mais intensas para que os países latino-americanos remodelem sua economia e finanças em função do pagamento da dívida externa”.

Pelo jeito as décadas e séculos passam, e as coisas na América Latina permanecem iguais.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *