Portuñol mostra latinidade do Brasil em filme de fronteira

Filme Portuñol mostra relações do Brasil em suas fronteiras com hermanos latino-americanos - Foto: Divulgação - Blog do Arcanjo
Filme Portuñol mostra relações do Brasil em suas fronteiras com hermanos latino-americanos – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Quem vive nas fronteiras do Brasil com países limítrofes sabe que o portuñol é parte do cotidiano e não tem dúvida de que o Brasil é parte integrante da América Latina, coisa que muitos brasileiros parecem ignorar.

Entender como funciona a cultura interligada nestas fronteiras é a razão de ser de Portuñol, com direção de Thais Fernandes e que o Blog do Arcanjo recomenda. O filme ganhou o Kikito de Melhor Longa Gaúcho no 48º Festival de Gramado – 2020.

Inteligentemente imperdível, o documentário está disponível nas plataformas de streaming NOW, Oi Play e Vivo Play (via Canal Brasil). A produção discute as relações fronteiriças do Brasil com seus hermanos latino-americanos, ouvindo personagens diversos em línguas como português, espanhol, guarani e, óbvio, portuñol. 

O grande feito do filme é ajudar-nos a compreender de vez que nós brasileiros somos tão latinos quanto qualquer outro país da América do Sul e que deveríamos trocar mais com nossos vizinhos-irmãos.

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Um dos mais influentes e respeitados jornalistas e críticos culturais do Brasil, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Foi eleito entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, Uma, Rede TV!, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha, Prêmios ANCEC e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Surra de estilo: Prêmio Bibi Ferreira 2022 Grammy Latino 2022: Veja brasileiros indicados! Travessia estreia em 10 de outubro na Globo Fred Raposo é destaque no Mirada Maitê Proença estreia O Pior de Mim em SP