Zezé Motta lembra luta dos artistas negros no Dia Mundial do Teatro

A grande atriz Zezé Motta, verdadeira lenda do teatro, cinema e TV no Brasil e pioneira na batalha pela representatividade negra nas artes, fez um belo depoimento no último fim de semana sobre a luta dos artistas negros nos palcos nacionais.
Sua fala foi por conta do Dia Mundial do Teatro, celebrado no último sábado (27), feita a convite da SP Escola de Teatro e da MT Escola de Teatro, convite ao qual Zezé aceitou com toda a generosidade que lhe é comum, no intuito de dialogar e compartilhar um pouco de seu legado com as gerações futuras do teatro brasileiro.
A trajetória do negro é uma trajetória de luta. De luta e resistência. Mas os negros têm muita coisa para falar, que vão além de nossas pedras no caminho… Vida, família, arte, amigos, filhos, música! Nosso outro lado que o público precisa conhecer. A nossa trajetória de conhecimento e de vida”.
Zezé Motta, atriz e cantora

Zezé Motta, 76 anos, é uma das grandes atrizes e cantoras do Brasil. Ela também é ícone da cultura afro-brasileira e da militância pela representatividade negra nas artes.

Após estudar no Tablado, estreou no histórico Roda Viva em 1968, sob direção de Zé Celso para o musical de Chico Buarque com o Teatro Oficina. Depois, fez o lendário musical Hair em 1969.

Na década de 1970, se consagrou como cantora e também como estrela de cinema, ao protagonizar em 1976 o filme Xica da Silva, de Cacá Diegues. Ela também é musa da MPB, ao inspirar Tigresa, canção de Caetano Veloso.


Na TV, começou em Beto Rockfeller, na TV Tupi em 1968, e fez novelas marcantes como Corpo a Corpo (1994), A Próxima Vítima (1995), Xica da Silva (1996) e Sinhá Moça (2006).
Zezé Motta é uma das mais amadas e respeitadas atrizes do Brasil.
Siga @miguel.arcanjo
Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado é mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Está entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, Uma, Rede TV!, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo de Cultura, Melhores do Ano Blog do Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor dos Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil. Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.
