Zezé Motta lembra luta dos artistas negros no Dia Mundial do Teatro

Ícone dos palcos, Zezé Motta lembra luta dos artistas negros no Dia Mundial do Teatro - Foto: Instagram @zezemotta - Blog do Arcanjo
Ícone dos palcos, Zezé Motta lembra luta dos artistas negros no Dia Mundial do Teatro – Foto: Instagram @zezemotta – Blog do Arcanjo

A grande atriz Zezé Motta, verdadeira lenda do teatro, cinema e TV no Brasil e pioneira na batalha pela representatividade negra nas artes, fez um belo depoimento no último fim de semana sobre a luta dos artistas negros nos palcos nacionais.

Sua fala foi por conta do Dia Mundial do Teatro, celebrado no último sábado (27), feita a convite da SP Escola de Teatro e da MT Escola de Teatro, convite ao qual Zezé aceitou com toda a generosidade que lhe é comum, no intuito de dialogar e compartilhar um pouco de seu legado com as gerações futuras do teatro brasileiro.

A trajetória do negro é uma trajetória de luta. De luta e resistência. Mas os negros têm muita coisa para falar, que vão além de nossas pedras no caminho… Vida, família, arte, amigos, filhos, música! Nosso outro lado que o público precisa conhecer. A nossa trajetória de conhecimento e de vida”.
Zezé Motta, atriz e cantora

A atriz Zezé Motta - Foto: Instagram @zezemotta - Blog do Arcanjo
A atriz Zezé Motta – Foto: Instagram @zezemotta – Blog do Arcanjo

Zezé Motta, 76 anos, é uma das grandes atrizes e cantoras do Brasil. Ela também é ícone da cultura afro-brasileira e da militância pela representatividade negra nas artes.

Coro do musical Roda Viva em 1968 - Foto: Divulgação - Blog do Arcanjo
Coro do musical Roda Viva, de Chico Buarque e direção de Zé Celso com o Teatro Oficina em 1968: Zezé Motta é a primeira à esquerda, no alto – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Após estudar no Tablado, estreou no histórico Roda Viva em 1968, sob direção de Zé Celso para o musical de Chico Buarque com o Teatro Oficina. Depois, fez o lendário musical Hair em 1969.

Estrela de cinema: Zezé Motta como Xica da Silva no icônico filme de Cacá Diegues de 1976 - Foto: Divulgação - Blog do Arcanjo
Estrela de cinema: Zezé Motta como Xica da Silva no icônico filme de Cacá Diegues de 1976 – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Na década de 1970, se consagrou como cantora e também como estrela de cinema, ao protagonizar em 1976 o filme Xica da Silva, de Cacá Diegues. Ela também é musa da MPB, ao inspirar Tigresa, canção de Caetano Veloso.

Zezé Motta com Caetano Veloso: ela inspirou a música Tigresa - Foto: Instagram @zezemotta - Blog do Arcanjo
Zezé Motta com Caetano Veloso: ela inspirou a música Tigresa – Foto: Instagram @zezemotta – Blog do Arcanjo
Zezé Motta e Camila Pitanga na novela A Próxima Vítima, de 1995 - Foto: Divulgação/Globo - Blog do Arcanjo
Zezé Motta e Camila Pitanga na novela A Próxima Vítima, de 1995 – Foto: Divulgação/Globo – Blog do Arcanjo

Na TV, começou em Beto Rockfeller, na TV Tupi em 1968, e fez novelas marcantes como Corpo a Corpo (1994), A Próxima Vítima (1995), Xica da Silva (1996) e Sinhá Moça (2006).

Zezé Motta é uma das mais amadas e respeitadas atrizes do Brasil.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *