Morre Contardo Calligaris, psicanalista e escritor que analisou o Brasil

Morreu Contardo Calligaris, 72 anos, psicanalista, escritor e dramaturgo italiano radicado em São Paulo. A notícia foi confirmada por seu filho, Max Calligaris, em postagem nas redes nesta terça (30). A família não divulgou a causa da morte.
Ele atuava como colunista do jornal Folha de S.Paulo, onde escrevia semanalmente desde 1999, sendo considerado um dos grandes pensadores sobre o Brasil.
Calligaris é autor dos livros Hello Brasil!, pela Editora Três Estrelas, Cartas a um Jovem Terapeuta, pela Editora Planeta, e Coisa de Menina?, com Maria Homem, pela Editora Papirus, entre outros.
Também foi presidente do Conselho de Administração da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), instituição que gere a SP Escola de Teatro.

Nascido em Milão, na Itália do pós-Segunda Guerra, em 2 de junho de 1948, Calligaris estudou Epistemologia Genética na Suíca, e também Ciências Sociais e Letras.
Depois, transferiu-se para Paris, onde fez doutorado em Semiologia com o grande intelectual Roland Barthes (1915-1980).
Nesta época, começou a fazer análise como paciente e se interessou pela Psicanálise.
Em 1975, entrou para a Escola Freudiana de Paris, na qual ouvia o psicanalista Jacques Lacan (1901-1981) apresentar casos de seus pacientes. Tornou-se doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de Provença, na França.
Depois, transferiu-se para os Estados Unidos, onde lecionou Antropologia na Universidade da Califórnia em Berkeley e ainda Estudos Culturais na The New School de Nova York.
Contardo Calligaris esteve no Brasil pela primeira vez em 1986, para dar palestras sobre seu livro Hipótese sobre o Fantasma. Aí se apaixonou e resolveu ficar no país. Era casado com a atriz Mônica Torres desde 2011 e inspirou o protagonista da série Psi, da HBO Brasil, em 2014, criada por ele e dirigida pelo filho Max Calligaris e Marcus Baldini.
Repercussão
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.