Morre Contardo Calligaris, psicanalista e escritor que analisou o Brasil

Morre psicanalista e escritor Contardo Calligaris (1948-2021) - Foto: Divulgação - Blog do Arcanjo
Morre psicanalista e escritor Contardo Calligaris (1948-2021) – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Morreu Contardo Calligaris, 72 anos, psicanalista, escritor e dramaturgo italiano radicado em São Paulo. A notícia foi confirmada por seu filho, Max Calligaris, em postagem nas redes nesta terça (30). A família não divulgou a causa da morte.

Ele atuava como colunista do jornal Folha de S.Paulo, onde escrevia semanalmente desde 1999, sendo considerado um dos grandes pensadores sobre o Brasil.

Calligaris é autor dos livros Hello Brasil!, pela Editora Três Estrelas, Cartas a um Jovem Terapeuta, pela Editora Planeta, e Coisa de Menina?, com Maria Homem, pela Editora Papirus, entre outros.

Também foi presidente do Conselho de Administração da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), instituição que gere a SP Escola de Teatro.

Postagem de Max Calligaris confirma morte de seu pai, o escritor e psicanalista Contardo Calligaris (1948-2021) - Foto: Instagram @mxcalligaris - Blog do Arcanjo
Postagem de Max Calligaris confirma morte de seu pai, o escritor e psicanalista Contardo Calligaris (1948-2021) – Foto: Instagram @mxcalligaris – Blog do Arcanjo

Nascido em Milão, na Itália do pós-Segunda Guerra, em 2 de junho de 1948, Calligaris estudou Epistemologia Genética na Suíca, e também Ciências Sociais e Letras.

Depois, transferiu-se para Paris, onde fez doutorado em Semiologia com o grande intelectual Roland Barthes (1915-1980).

Nesta época, começou a fazer análise como paciente e se interessou pela Psicanálise.

Em 1975, entrou para a Escola Freudiana de Paris, na qual ouvia o psicanalista Jacques Lacan (1901-1981) apresentar casos de seus pacientes. Tornou-se doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de Provença, na França.

Depois, transferiu-se para os Estados Unidos, onde lecionou Antropologia na Universidade da Califórnia em Berkeley e ainda Estudos Culturais na The New School de Nova York.

Contardo Calligaris esteve no Brasil pela primeira vez em 1986, para dar palestras sobre seu livro Hipótese sobre o Fantasma. Aí se apaixonou e resolveu ficar no país. Era casado com a atriz Mônica Torres desde 2011 e inspirou o protagonista da série Psi, da HBO Brasil, em 2014, criada por ele e dirigida pelo filho Max Calligaris e Marcus Baldini.

Repercussão

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, criado em 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro e apresenta o Podcast do Arcanjo na OLA Podcasts. Eleito um dos melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes e recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, Uma, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Melhores do Ano Guia da Folha, Prêmios ANCEC e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Prêmio Governo do Estado de São Paulo – Medalha Mário de Andrade.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Morre Glória Maria Harry e Meghan na Netflix Michael Jackson: Thriller faz 40 anos Marina Sena lança música com Gal Costa Crítica | Anitta maceta sons do Brasil no álbum À Procura da Anitta Perfeita e supera críticas com hits do verão