Zé Celso fala de crise política e artes na MT Escola de Teatro em Cuiabá

Zé Celso - Foto: Jennifer Glass/Divulgação - Blog do Arcanjo
Zé Celso – Foto: Jennifer Glass/Divulgação – Blog do Arcanjo

Mais importante nome do teatro brasileiro, o ator, diretor e dramaturgo Zé Celso conversa com estudantes da MT Escola de Teatro, em Mato Grosso, no próximo sábado, 27, às 15h, com transmissão gratuita no canal do Youtube da instituição. No bate-papo, ele fala sobre o tema “Teatro em tempos de pandemia e crise política”.

Flávio Ferreira, diretor da MT, considera esta como uma oportunidade ímpar para todos os apaixonados por arte. “Um enorme privilégio poder iniciar o ano letivo com alguém que é referência no teatro nacional”, afirma.

Segundo a instituição, o bate-papo marcará o início do módulo azul, Eixo – Performatividade, com o Operador – Obsolescência Programada, por meio do olhar dos escritos de Cristiane Costa Cruz, Gilberto Augusto Barão Junior, Nathália Maria Soares e Rita Alves.

“Em decorrência da pandemia do novo Coronavírus, a tradicional cerimônia de abertura do módulo com os alunos da graduação, que ingressaram neste semestre, será realizada online”, comenta o coordenador pedagógico da MT Escola de Teatro, Rodolfo García Vázquez. Ele acrescenta que a data escolhida tem um significado muito especial porque celebra o Dia Mundial do Teatro.

O curso superior de Tecnologia em Teatro é oferecido em Cuiabá por meio de uma parceria entre a MT Escola de Teatro, Associação Cultural Cena Onze, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (SECEL MT) e Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap).

Ministrado em quatro módulos, o curso oferece formação de tecnólogo. Após concluir a carga horária, o estudante escolhe uma das sete áreas de ênfase na qual deseja especialização: Atuação, Cenografia e Figurino, Direção, Dramaturgia, Iluminação, Sonoplastia e Produção Cultural.

Zé Celso – Foto: Bob Sousa – Blog do Arcanjo



José Celso Martinez Corrêa

Nascido em Araraquara, interior de São Paulo, em 30 de março de 1937, Zé Celso é um dos nomes mais importantes do teatro brasileiro. Destacou-se como um dos principais diretores, atores e dramaturgos do Brasil, construindo um dos mais originais percursos dos palcos brasileiros.

Fundou em 1958 a Cia. de Teatro Oficina Uzyna Uzona, mais longevo grupo teatral do país. Dirigindo ou adaptando, já trabalhou com nomes como Augusto Boal, Fernanda Montenegro, Chico Buarque, Nelson Rodrigues e Wiliam Shakespeare.

Cine Teatro Cuiabá, sede da MT Escola de Teatro – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

MT Escola de Teatro

A MT Escola de Teatro é um polo de formação da gestão do Cine Teatro Cuiabá, firmada entre a Secretaria de Estado de Cultura (SECEL MT) e Associação Cultural Cena Onze. O curso de tecnologia em Teatro tem a parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap/SP).

Serviço
Evento: Aula inaugural do curso de Tecnologia em Teatro
Palestra: Teatro em tempos de pandemia e crise política
Data: 27/03 (Sábado)
Horário: às 15h (Horário de Mato Grosso) e 16h (Horário de Brasília)
Local: Canal do YouTube da MT Escola de Teatro
Link do evento: https://www.youtube.com/watch?v=wLl2BI6lqyw
Classificação indicativa: 16 anos
Gratuito

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, criado em 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro e apresenta o Podcast do Arcanjo na OLA Podcasts. Eleito um dos melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes e recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, Uma, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Melhores do Ano Guia da Folha, Prêmios ANCEC e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Prêmio Governo do Estado de São Paulo – Medalha Mário de Andrade.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Morre Glória Maria Harry e Meghan na Netflix Michael Jackson: Thriller faz 40 anos Marina Sena lança música com Gal Costa Crítica | Anitta maceta sons do Brasil no álbum À Procura da Anitta Perfeita e supera críticas com hits do verão