Museu Oscar Niemeyer garante segurança aos visitantes em Curitiba

Foto: Marcello Kawase/Divulgação – blogdoarcanjo.com

Por Miguel Arcanjo Prado

Em tempos de pandemia, sentir-se seguro ao visitar um museu é fundamental. Com seus 35 mil metros quadrados de área, o Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, não só é o maior museu de arte da América Latina, como também uma das opções mais seguras de lazer durante a nova onda do coronavírus.

“Neste momento peculiar que estamos vivendo, a ideia é permitir que o Museu continue sendo um espaço vivo e atuante e que a arte levada até o público possa ter um papel inspirador”, afirma ao Blog do Arcanjo a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika. “Além de conteúdo, o Museu oferece aos visitantes leveza, entretenimento e descontração de maneira muito segura”, complementa.

A organização informa que permite no máximo 200 visitantes ao mesmo tempo, além de cumprir limites individuais em cada sala expositiva, de acordo com o tamanho de cada espaço, seguindo as normas sanitárias da Secretaria de Saúde do Paraná.

Não custa lembrar que o MON ficou fechado entre 17/3 e 16/10/2020 e entre 6/12/2020 e 9/1/2021. Mesmo assim, nos últimos meses o Museu inaugurou várias exposições físicas, que podem atualmente ser vistas pelo público. São elas: “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses – Segunda Edição”; “Tony Cragg – Espécies Raras”; “A Violência sob a Delicadeza”, de Vera Martins; “Yutaka Toyota – O Ritmo do Espaço” e “Fernando Velloso por ele mesmo”.

Também estão em cartaz no MON as mostras: “O Mundo Mágico dos Ningyos”; “Luz ≅ Matéria”; “África, Mãe de Todos Nós”; “Museu em Construção”; “Espaço Niemeyer”; “Cones” e obras do Pátio das Esculturas.

O Museu Oscar Niemeyer (MON) pertence ao Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina.

No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. Como o Blog do Arcanjo valoriza empresas que apoiam a cultura, conta quem são os principais patrocinadores do MON: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina e Moinho Anaconda.

Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba – Paraná
Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h
www.museuoscarniemeyer.org.br

+ Artistas, Cultura e Entretenimento

Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela ECA-USP e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. Eleito três vezes pelo Prêmio Comunique-se um dos melhores jornalistas de Cultura do Brasil. Nascido em Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. É crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Passou por Globo, Record, Folha, Contigo, Editora Abril, Gazeta, Band, Rede TV e UOL, entre outros. Desde 2012, faz o Blog do Arcanjo, referência no jornalismo cultural. Em 2019 criou o Prêmio Arcanjo de Cultura no Theatro Municipal de SP. Em 2020, passou a ser Coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro e começou o Podcast do Arcanjo em parceria com a OLA Podcasts. Foto: Edson Lopes Jr.

Siga @miguel.arcanjo

Ouça o Podcast do Arcanjo

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *