45 mil pessoas aplaudem Festival Satyrianas no digital

Por Miguel Arcanjo Prado

45 mil pessoas aplaudiram o 21º Festival Satyrianas no ano em que a Cia. de Teatro Os Satyros comemora 20 anos da inauguração de seu Espaço dos Satyros, na Praça Roosevet. Chamado pelo grupo de Uma Saudação à Primavera, o tradicional evento foi realizado entre os dias 3 e 6 de dezembro.

Totalmente digital por conta da pandemia da Covid-19, o festival apresentou 319 atividades entre teatro, dança, performance, literatura e música; além de 98 filmes que compuseram a mostra Satyricine, uma das atrações do festival.

Nany People no filme Hipóteses para o Amor e a Verdade, do Satyros Cinema – Foto: andre Stefano/Divulgação

Só o filme A Filosofia na Alcova (2016), produzido pela Satyros Cinema, o braço audiovisual da companhia, foi acessado por 1.501 equipamentos, durante os quatro dias de evento. O longa Hipóteses para o Amor e a Verdade (2014), também da Satyros Cinema, contou com 1.292 visualizações.

O ator Gustavo Ferreira no filme Hipóteses para o Amor e a Verdade, do Satyros Cinema – Foto: Andre Stefano/Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo
Ivam Cabral na peça A Arte de Encarar o Medo, do Satyros – Foto: Coletivo Fotomix/Luciana Camargo @fotosdepalco – Blog do @miguel.arcanjo

Neste ano, o Festival Satyrianas recebeu artistas de 15 países (África do Sul, Alemanha, Brasil, Cabo Verde, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Nigéria, Portugal, Reino Unido, Rússia, Senegal , Suécia, Uruguai e Zimbabwe); e de 21 estados brasileiros (Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, São Paulo, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins), além do Distrito Federal.

Das 417 atrações anunciadas, apenas 4 foram canceladas, por motivos técnicos ou problemas com conexão de internet.

André Lu e Mariana França, curadores da SatyriBlack: Personalidades Satyrianas 2020 – Foto: Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo

A atriz Mariana França e o ator André Lu, pela organização do evento “SatyriBlack”, foram eleitos as Personalidades Satyrianas 2020, anunciados na cerimônia de encerramento pela atriz Marcia Daylin, diva da Praça Roosevelt.

Márcia Dailyn, diva do Satyros e da praça Roosevelt, em sua performance na abertura do Festival Satyrianas – Foto: Edson Lopes Jr. – Blog do @miguel.arcanjo

O concurso “Dramaturgias em Pandemia”, promovido pelo Satyrianas em parceria com a Editora Giostri, revelou os vencedores, que serão editados pela editora. São eles:

– “O Bote da Rêmora”, de Kevin Balieiro
– “Tartarugas no Asfalto”, de Noah Marinho
– “É Bonito Morrer em Setembro”, de Jota B
– “Quase Sempre um Sonho”, de Conceição
– “Abominável Mundo Novo”, de Jonatan Cabret
– “Passeio aos domingos”, de Julião Galeno

Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, fundadores da Cia. de Teatro Os Satyros e da Satyrianas – Foto: Bob Sousa – Blog do @miguel.arcanjo

Idealizado pela Cia. de Teatro Os Satyros, o evento, que realizou neste ano sua 21ª edição, contou com curadoria de Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, fundadores do grupo, em parceria com Alex Giostri, Andre Lu, Amilton de Azevedo, Cristiane Zonzini, Diego Ribeiro, Guilherme Marback, Hugo Godinho, Janna Julian, Julia Bobrow, Luciana Camargo, Marcio Aquiles, Mariana França, Miguel Arcanjo Prado, Priscila Magalhães, Rafael Martins Gregorio, Ruy Filho, Silvio Eduardo, Stella Stephany, Thereza Piffer e Gustavo Ferreira, que responde pela coordenação geral do evento desde 2009.

Desde 2009, o festival Satyrianas faz parte do calendário oficial do Estado de São Paulo, incluído através da Lei 13.750 de autoria do deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL). O festival também rendeu à Cia. Os Satyros os prêmios: APCA (2007), Shell (2013), Aplauso Brasil (2014) e Arcanjo de Cultura (2019).

Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela ECA-USP e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. Eleito três vezes pelo Prêmio Comunique-se um dos melhores jornalistas de Cultura do Brasil. Nascido em Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. É crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Passou por Globo, Record, Folha, Contigo, Editora Abril, Gazeta, Band, Rede TV e UOL, entre outros. Desde 2012, faz o Blog do Arcanjo, referência no jornalismo cultural. Em 2019 criou o Prêmio Arcanjo de Cultura no Theatro Municipal de SP. Em 2020, passou a ser Coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro e começou o Podcast do Arcanjo em parceria com a OLA Podcasts. Foto: Bob Sousa.

Siga @miguel.arcanjo

Ouça o Podcast do Arcanjo

Please follow and like us:

2 Resultados

  1. 07/12/2020

    […] para a eternidade as peripécias de seus múltiplos artistas, que neste ano foram vistos por 45 mil pessoas no digital. Nesta 21ª do Festival Satyrianas não foi diferente: com seus olhares aguçados, os fotógrafos […]

  2. 10/12/2020

    […] Fonte: Blog do Arcanjo […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *