Rapidinhas: Mariana Ximenes estreia no teatro digital em Cara Palavra

Por Miguel Arcanjo Prado

Digital e poética

A atriz Mariana Ximenes estreia no teatro digital ao lado das colegas Andreia Horta, Bianca Comparato e Débora Falabella em Cara Palavra. A montagem será transmitida de forma remota do Teatro Porto Seguro, em São Paulo, a partir de 24 de outubro. No teatro, estará somente a atriz Débora Falabella. Através de entradas virtuais, as outras atrizes e os músicos Chuck Hipolitho e Thiago Guerra se apresentam de dentro de seus apartamentos. Andreia, do Rio de Janeiro, Mariana, de São Paulo, e Bianca, da Califórnia. Em todas as apresentações, uma poeta contemporânea brasileira será convidada para integrar o espetáculo. Inteligente.

Reta final

O prazo para o cadastramento de profissionais da cultura feito pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo para o pagamento da renda básica emergencial prevista na Lei 14.017/20, a chamada Lei Aldir Blanc, termina no dia 15 de outubro. Ah, é preciso fazer o cadastro do Estado e também o da Prefeitura de São Paulo, que são diferentes. O da Prefeitura tem os seguintes prazos: Territórios e Espaços Culturais, até 16/10. Já o prazo de inscrições nos Editais municipais termina dia 13/10. É possível fazer os dois cadastros, do Estado e da Prefeitura, aí o artista depois escolhe o melhor benefício em que for aprovado. A burocracia é complicada, mas é preciso que o artista não desista, senão o dinheiro da Lei Aldir Blanc voltará aos cofres públicos. Aproveite o feriadão para se cadastrar.

Palco virtual

A SP Escola de Teatro Digital faz seu segundo fim de semana com programação robusta. Nesta sexta, às 20h, tem Cléo De Páris em Desamparos dirigida por Fábio Penna. Já no sábado, às 15h, tem Boquinha… E Assim Surgiu o Mundo com Orlando Caldeira e direção de Lázaro Ramos, e às 20h, Maitê Proença apresenta trecho de O Pior de Mim seguido de bate-papo com o público. Os ingressos já estão disponíveis para serem retirados. Corra, Lola, corra!

Sucesso

O primeiro ato de Madame Sheila, peça digital com Luis Miranda dirigida por Monique Gardenberg, foi visto por mais de 20 mil pessoas em 29 países. A iniciativa faz parte do Projeto Teatro Unimed em Casa, dedicado a manter viva a produção teatral durante o período de quarentena. O segundo ato foi disponibilizado nesta quinta. O povo ama.

Mistérios sonoros

Em meio à produção de um álbum comemorativo dos 20 anos de carreira, a cantora Wanessa Camargo resolveu lançar o álbum Universo Invertido, que chega nesta sexta às plataformas digitais. “Eu sei que alguns fãs vão ficar um pouquinho chateados de ouvir algumas canções que eles já conhecem nesse álbum. Mas o que eu quero que o meu público entenda é que agora eu sou uma artista livre e independente, então eu faço aquilo que eu desejo sem me preocupar com questões mercadológicas”, diz. O tom do disco é de mistérios. “O conceito desse álbum e toda a sua criação por trás, traz muitos significados, que eu quis colocar inclusive para que os meus fãs se aproximem ainda mais de mim através do mistério – e descubra coisas da minha vida que ninguém ainda sabe! O Universo Invertido é um pouco da minha história dos últimos cinco anos, e na comemoração que estamos passando juntos na minha carreira, haverá muitas coisas que eles ainda irão descobrir”. Aviso dado.

Novas escritas

Nome importante da nova geração do teatro curitibano e agora radicado em São Paulo, o diretor e dramaturgo Diego Fortes dá o curso online e gratuito Dramaturgia Intertextual na SP Escola de Teatro em parceria com a MT Escolha de Teatro, de 20 de outubro a 5 de novembro. As inscrições estão abertas até o dia 11. Olha a oportunidade!

O ator e a cena

Falando em curso de teatro, o ator e diretor carioca Christian Landi, também radicado em São Paulo, ministra o curso online e gratuito Narratividade e Investigações Poéticas: Um Estudo para Atuantes de 3 de novembro a 10 de dezembro em parceria da MT Escola de Teatro com a SP Escola de Teatro. As inscrições estão abertas e vão até dia 25. Perde não.

Siga @miguel.arcanjo

Ouça o Podcast do Arcanjo

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *