Fora da TV, Jô Soares comanda duas peças no começo de 2017

Jô Soares em seu último "Programa do Jô" na Globo: ele está de ano sabático na TV e se dedica ao teatro - Foto: Ramón Vasconcelos/Globo

Jô Soares em seu último “Programa do Jô” na Globo: ele está de ano sabático na TV e se dedica ao teatro – Foto: Ramón Vasconcelos/Globo

Por Miguel Arcanjo Prado

Após muito mistério sobre seu destino na televisão, Jô Soares acabou renovando seu contrato com a Globo no fim de 2016, mas não para apresentar um novo programa e, sim, para ter um ano sabático. Ou seja, estará fora do ar em 2017.

Mas se a TV lhe impôs um descanso em 2017, no teatro Jô quer saber é de trabalhar muito. Enquanto a carreira de apresentador dá uma pausa, a de diretor teatral vive um momento muito produtivo.

Jô está no comando de dois espetáculos teatrais neste começo de ano, ambos estreados em 2016 e que fazem novas temporadas em São Paulo a partir deste mês de janeiro, ambas produzidas por Rodrigo Velloni.

Cassio Scapin vive Salvador Dalí em "Histeria", com direção de Jô Soares - Foto: Priscila Prade

Cassio Scapin vive Salvador Dalí em “Histeria”, com direção de Jô Soares – Foto: Priscila Prade

O primeiro é “Histeria”, com Norival Rizzo e Cassio Scapin interpretando, respectivamente, Sigmund Freud e Salvador Dalí, em um encontro inesquecível. No elenco estão ainda com Erica Montanheiro e Milton Levy.

A comédia de sucesso escrita pelo britânico Terry Johnson volta ao cartaz no dia 20 de janeiro, no Teatro Shopping Frei Caneca, onde fica até 26 de fevereiro. Jô viu a peça em Paris, resolveu traduzi-la e montá-la no Brasil.

“Além de se tratar de um encontro que realmente aconteceu, me fascinou a loucura que aparece nesses dois personagens, no momento em que a Europa está prestes a entrar numa guerra total”, contou Jô ao Blog do Arcanjo do UOL na época da estreia da montagem.

Adriane Galisteu esté em "Tróilo e Créssida", sob direção de Jô Soares - Foto: Priscila Prade

Adriane Galisteu esté em “Tróilo e Créssida”, sob direção de Jô Soares – Foto: Priscila Prade

A segunda peça sob comando de Jô é “Tróilo e Créssida”, texto de William Shakespeare que ele adaptou ao lado de Mauricio Guilherme e que volta aos palcos no dia 27 de janeiro no Teatro do Sesi, em São Paulo.

A peça, que é uma contundente crítica aos poderosos, tem 23 pessoas no elenco estrelado, que conta com nomes como Maria Fernanda Cândido, Adriane Galisteu, Fernando Pavão, Otávio Martins, Tuna Dwek e Marco Antônio Pâmio. Neste espetáculo, que vai até 19 de fevereiro, a entrada é gratuita.

Jô Soares gosta de fazer não só a direção como também adaptar os textos que encena nos palcos, na foto, ele em seu último "Programa do Jô", na Globo, em dezembro de 2016 - Foto: Ramón Vasconcelos/Globo

Jô Soares gosta de fazer não só a direção como também adaptar os textos que encena nos palcos, na foto, ele em seu último “Programa do Jô”, na Globo, em dezembro de 2016 – Foto: Ramón Vasconcelos/Globo

Em ambos os espetáculos, Jô está à frente não só da direção como da tradução ou da adaptação.

“Geralmente quando eu pego um espetáculo para dirigir, eu sempre faço a tradução e a adaptação porque a direção já inicia nesses dois processos. A não ser quando se trata de um texto nacional de um autor conhecido, ou não, eu sigo direto para a direção, se não, eu sempre prefiro fazer a adaptação”, afirma o Gordo.

Pelo jeito, parar de trabalhar não é mesmo o desejo de Jô Soares.

“Histeria”
Quando: De 20 de janeiro a 26 de fevereiro de 2017. Sexta e sábado, 21h, domingo, 19h. 115 min.
Onde: Teatro Shopping Frei Caneca – R. Frei Caneca, 569, 7º andar, Consolação, tel. 11 3472-2229
Quanto: R$ 80
Classificação etária: 14 anos

“Tróilo e Créssida”
Quando: De 25 de janeiro a 19 de fevereiro de 2017. Quarta a domingo, 20h30. 120 min.
Onde: Teatro do Sesi-SP – Av. Paulista, 1.313, São Paulo, tel. 11 3146-7405
Quanto: Grátis (reservados pelo site www.sesisp.org.br/meu-sesi)
Classificação etária: 14 anos

Siga Miguel Arcanjo Prado no Facebook, no Twitter e no Instagram.

Please follow and like us: