O Retrato do Bob: Thaina Muniz, 2024

Por BOB SOUSA
@bobsousa
Nos bastidores do Espaço Cênico do Sesc Paulista, o ar estava impregnado de expectativa e espera. A luz suave das coxias desenhava sombras misteriosas nas paredes, enquanto o murmúrio das conversas e risos abafados dos técnicos, dos artistas, das assessoras Fernanda Portanova e Kelly Santos e da minha fiel parceira Isabela Hamazaki preenchia o ambiente. Era uma tarde de domingo, mas para Thaina Muniz, e para mim, um momento de cumplicidade. Thaina Muniz, atriz da zona leste de São Paulo, formada na Escola de Arte Dramática da USP estava ali, pronta para ser capturada pelas minhas lentes para O Retrato do Bob, uma série especial para o Blog do Arcanjo. Reconhecida por sua versatilidade e profundidade nas atuações, Thaina trazia consigo um currículo impressionante: de “Autorretrato” com Felipe Hirsch, à intensidade de “Oresteia.br” e “Depois do Ensaio, Nora, Persona” com José Fernando Peixoto de Azevedo. Clique. O som do obturador rompeu o silêncio, e eu sabia que tinha capturado algo especial. Uma imagem que não era apenas um retrato, mas uma janela para o espírito de uma artista em estado de beleza.
*Bob Sousa é fotógrafo, mestre em Artes pela Unesp, onde é doutorando, crítico e jurado de Teatro da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) e do Prêmio Arcanjo de Cultura. É autor do livro “Retratos do Teatro” (Ed. Unesp) e da exposição Retratos Bob Sousa. Retrata grandes personalidades da cultura no Blog do Arcanjo desde 2012 na coluna O Retrato do Bob com produção de Daniela Hamazaki.
Siga @bobsousa
- ★★★★★ Crítica: (Um) Ensaio Sobre a Cegueira une excelência do Galpão a obra-prima de Saramago
- Em Cena 2025 reúne 21 peças grátis vistas por 1 milhão de pessoas nos teatros da Prefeitura de São Paulo
- Desacelere em 2026: livro de Bejinha ensina colocar o pé no freio e curtir a vida
- Milla Araújo celebra sucesso da série Invejosa na Netflix, na qual é a leve Bruna: ‘Dever cumprido’ – Entrevista do Arcanjo
- Prêmio DID – Destaque Imprensa Digital consagra musicais Uma Babá Quase Perfeita e Torto Arado
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.


