Peça Exóticos questiona olhar para Mato Grosso na Mostra Aldir Blanc na SP

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Nada de classificar os outros previamente. Pois a peça Exóticos, de Túlio Paniago, busca justamente mandar este recado. A montagem finaliza a segunda semana de Mostra Aldir Blanc na SP Escola de Teatro nesta sexta (14). O espetáculo, de Cuiabá, em Mato Grosso, será exibido às 19h horário de Cuiabá e 20h horário de Brasília no Zoom, com ingressos disponíveis na plataforma Sympla.
Túlio Paniago é recém-formado em Dramaturgia pela MT Escola de Teatro e estudou Jornalismo na UFMT e Roteiro na Academia Internacional de Cinema, em São Paulo. Após a temporada de estudos na capital paulista, ele retornou a Cuiabá em 2019, quando ingressou na MT. Entre suas andanças pelo setor artístico do eixo Rio-São Paulo, teve a ideia da peça Exóticos, que aborda diversas perspectivas sobre o fazer artístico e teatral no Estado do Centro-Oeste brasileiro.
“Sabendo que seríamos os únicos de Mato Grosso, decidi brincar justamente com essa visão que a maioria do pessoal do Sudeste tem sobre a gente. Essa ideia de que somos parte de uma cultura exótica, de uma excentricidade quase pitoresca, como se fôssemos estrangeiros dentro do próprio país”, pontua o dramaturgo.
Dirigida por Eliane Fonseca e Rafael Cerigato, a montagem será feita por artistas recém-formados na MT Escola de Teatro. “Esse convite nos enche de alegria e orgulho! É o reconhecimento do trabalho desses artistas!”, afirma Flávio Ferreira, diretor artístico da MT Escola de Teatro.
Retire seu ingresso para Exóticos!
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.