Rapidinhas | Centenário de Ruth de Souza ganha comemorações

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Dama centenária

O centenário de Ruth de Souza (1921-2019), na última quarta (12), segue sendo comemorado, para dar a importância devida à grande atriz pioneira nas artes e que não teve as oportunidades que seu talento mereceu na TV, como escreveu este colunista no Notícias da TV. O Dona Ruth – Festival de Teatro Negro de São Paulo, que surgiu no ano de sua morte e fez edição digital em 2020, neste ano aposta em papos online no perfil @donaruth.ftnsp. Ainda neste mês acontecem intervenções visuais em prédios da capital paulista. Para completar, o site do Itaú Cultural preparou uma série de conteúdos sobre a artista, incluindo cem cartas endereçadas a ela. Dona Ruth merece!

Olha a oportunidade

Estão abertas de 17 a 31 de maio de 2021 as inscrições para a 3ª Mostra de Teatro de Heliópolis, focada em artistas e grupos periféricos. Realizado pela MUK e pela Companhia de Teatro Heliópolis, o evento está previsto para de 20 a 25 de julho. A programação será composta por cinco sessões de espetáculos (jovens e/ou adultos), seguidas por rodas de conversa com o público e por um debate sobre a produção de teatro periférico. Os grupos profissionais que se enquadrarem no perfil do evento podem se inscrever, unicamente, por meio da ficha de inscrição que está disponível no site do projeto. Os selecionados receberão, a título de licenciamento, um cachê de R$ 4.000,000 (quatro mil reais). É hora de tirar o projeto da gaveta!

Charlotte Brändström - Foto: Divulgação - Blog do Arcanjo 2021
Charlotte Brändström – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo 2021

Convocada

A diretora franco-sueca Charlotte Brändström foi convocada pela Amazon para se juntar à equipe criativa da série O Senhor dos Anéis. Olha só.

Lembranças

Os atores Arieta Corrêa, César Batista e Rodrigo Fregnan rememoram a peça Antígona, que fizeram sob direção de Antunes Filho, na próxima terça (18), às 18h, em debate promovido pelo CPT Sesc.

Vá e Veja, clássico do cinema soviético de 1985, é o filme preferido do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho - Foto: Divulgação - Blog do Arcanjo 2021
Vá e Veja, clássico do cinema soviético de 1985, é o filme preferido do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo 2021

Filme vermelho

O cineasta Kleber Mendonça Filho revelou qual é seu filme preferido para o jornalista cultural Roger Lerina no projeto Meu Filme Favorito, do Instituto Ling. O diretor de Aquarius, Bacurau e Fim de Festa, recentemente vencedor do Prêmio Arcanjo de Cultura, disse que adora o filme soviético Vá e Veja, de Elem Klimov. Então, tá.

Documentário

Libelu – Abaixo a Ditadura, de Diógenes Muniz, está em cartaz presencialmente nos cinemas. Vale a pena assistir. Está nestas salas: Espaço Itaú Frei Caneca, Espaço Itaú Augusta, SPCINE CCSP, Espaço Itaú Brasília e Espaço Itaú Rio de Janeiro. Anotou?

De olho no Oscar

O curta-metragem brasileiro Footsteps on the Wind (Pegadas ao Vento), que conta com a canção Inshallah, composta pelo astro britânico Sting, está qualificado para o Oscar 2022. A direção é dos brasileiros Gustavo Leal e Faga Melo com a palestina-libanesa Maya Sanbar. Realizado durante a quarentena e produzido pelos brasileiros da Dirty Work em colaboração com a britânica Chasing The Light Studio, o filme envolveu mais de 100 profissionais em Londres, São Paulo e Nova York. E acaba de vencer o Cinequest Film & Creativity Festival na categoria “melhor curta-metragem de animação”. O festival anual de cinema independente nas cidades de San Jose e Redwood City, Califórnia, combina as artes cinematográficas com a inovação do Vale do Silício e qualifica para o Oscar. Coisa boa.

Amor à prova de idade e liberdade: Uma Canção de Amor traz romance entre dois prisioneiros de gerações distintas - Foto: Laysa Alencar/Divulgação/Satyros - Blog do Arcanjo 2021
Amor à prova de idade e liberdade: Uma Canção de Amor traz romance entre dois prisioneiros de gerações distintas – Foto: Laysa Alencar/Divulgação/Satyros – Blog do Arcanjo 2021

Quarteto digital

A turma da Cia. do Teatro Os Satyros anda fazendo um sucesso danado no teatro digital, sempre com casa cheia e até mesmo ingressos esgotados em algumas sessões. Tanto que o grupo sob comando de Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez está com quatro peças em cartaz ao mesmo tempo, para todos os tipos de público: Uma Peça para Salvar o Mundo, Pink Star, Uma Canção de Amor e Geração Alpha. Tudo no Espaço Digital dos Satyros na Sympla. Danados.

Ney Matogrosso - Foto: Leo Lara/Universo Produção/Divulgação/2018 - Blog do Arcanjo 2021
Ney Matogrosso – Foto: Leo Lara/Universo Produção/Divulgação/2018 – Blog do Arcanjo 2021

Refestança

Point da nova música brasileira, a Casa Natura Musical completa quatro anos neste mês. Para celebrar, as lives Afetos no @casanaturamusical focam no tema Mais Que Uma Casa de Show, propondo de artistas e movimentos musicais. Já participaram Céu e Thalma de Freitas, no dia 6, e Duda Brack e Ney Matogrosso, no dia 13. Agora, é a vez de Johnny Hooker e Gaby Amarantos em 20 de maio, Tato e Anastácia em 27 de maio e Lenine com Guy Marcovaldi e Neca Marcovaldi, coordenadores do Projeto Tamar, no dia 3 de junho. Papo reto.

Tavinho Teixeira - Foto: Leo Lara/Universo Produção/Divulgação/2018 - Blog do Arcanjo 2021
Tavinho Teixeira – Foto: Leo Lara/Universo Produção/Divulgação/2018 – Blog do Arcanjo 2021

É fantástico!

Horror, ficção científica e fantasia, passeando pelo real maravilhoso, o estranho, o absurdo e o afrofuturismo estão no 1º Festival de Cinema Brasileiro Fantástico Online, que começou dia 12 e vai até 18 de maio. Gratuito e online, reúne três mostras: Retrospectiva, Realizadores Fluminenses e Inéditos do Brasil, além de lives, sessões comentadas e uma masterclass. Estão disponíveis 40 filmes, oito longas e 32 curtas. O longa-metragem Sol Alegria, de Tavinho Teixeira, terá exibição especial e ficará disponível por 24 horas, entre os dias 15 (a partir de 12h) e 16 (até 12h) . O longa fala de um futuro distópico no qual uma família viaja pelo Brasil, sobrevivendo a uma ditadura governista. Entre os nomes do elenco, está o cantor Ney Matogrosso no papel de um toureiro. Para se cadastrar e ver os filmes basta acessar o site do festival. Corra!

Contagem regressiva

Faltam 90 dias para o 49º Festival de Cinema de Gramado, programado para de 13 a 21 de agosto de 2021. Coloca na agenda.

CineOP em Ouro Preto em 2016 - Foto: Leo Lara/Universo Produção/Divulgação - Blog do Arcanjo 2021
CineOP em Ouro Preto em 2016 – Foto: Leo Lara/Universo Produção/Divulgação – Blog do Arcanjo 2021

Olha o passarinho!

A 16a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto promove exposição fotográfica virtual Meu Cartão Postal de Ouro Preto e abre inscrições para participação do público. Podem participar fotógrafos profissionais e amadores, a partir de 18 anos. Os interessados devem se inscrever gratuitamente até o dia 24 de maio no site do evento. Bora revirar o arquivo!

Antônio Andrade Barbosa, do Garantido, e Elias Riche, da Mangueira: juntos pensando o futuro da cultura popular brasileira - Fotos: Divulgação - Blog do Arcanjo 2021
Antônio Andrade Barbosa, do Garantido, e Elias Riche, da Mangueira: juntos pensando o futuro da cultura popular brasileira – Fotos: Divulgação – Blog do Arcanjo 2021

Cultura viva

A Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido realiza neste sábado (15), às 20h no horário de Brasília, no YouTube, mais uma edição da série de lives Diálogos – Garantido Pela Cultura do Brasil, que vem debatendo os impactos da pandemia na cultura. Já participaram João Jorge Santos Rodrigues, do Olodum, e Biza Vianna, do Centro Afro-Carioca. No terceiro encontro estarão Antônio Andrade Barbosa, presidente do Boi Garantido, e Elias Riche, presidente da Estação Primeira de Mangueira. O jornalista Daniel Castro fará a mediação. Papo imperdível.

Lucy Alves - Foto: Divulgação - Blog do Arcanjo 2021
Lucy Alves – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo 2021

Novo hit

A cantora e atriz Lucy Alves acaba de lançar seu novo single, Gotas de Amor/Oh Chuva, uma releitura de duas canções do grupo Falamansa. A música estará no próximo disco da talentosa artista paraibana, Avisa, previsto para junho. Aguardemos.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *