Dramaturgia negra no teatro brasileiro no século 21 é foco de pesquisa de Lucas Bebiano

Lucas Bebiano fez levantamento da dramaturgia negra entre 2001 e 2020 - Foto: Divulgação - Blog do Arcanjo 2021
Lucas Bebiano fez levantamento da dramaturgia negra entre 2001 e 2020 – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo 2021

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

O ator Lucas Bebiano, estudante de Teatro da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e de Artes Visuais do IFPE (Instituto Federal de Pernambuco) ficou quase dois anos fazendo o levantamento de espetáculos negros brasileiros inéditos nas duas primeiras décadas do século 21. Dramaturgias Negras Brasileiras – Autoras(es) e Textos Publicados entre 2001-2020 é o nome da pesquisa financiada pelo CNPq/UFPE e que contou com o apoio da Lei Aldir Blanc e da Secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco.

O resultado já começa a ser publicado em forma de artigo científico. “Nesse artigo eu reflito sobre as dramaturgias negras brasileiras e os processos de publicação das mesmas. Apresento tabelas com dramaturgas/os e textos de todas as regiões do país, assim como destaco a dinâmica entre as editoras brasileiras e as dramaturgias negras sudestinas”, conta o estudioso. “Que essa publicação construa pontes para a pesquisa crescer, e assim alimentar as próximas publicações que estão vindo”, fala.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *