Dramaturgia negra no teatro brasileiro no século 21 é foco de pesquisa de Lucas Bebiano

Lucas Bebiano fez levantamento da dramaturgia negra entre 2001 e 2020 - Foto: Divulgação - Blog do Arcanjo 2021
Lucas Bebiano fez levantamento da dramaturgia negra entre 2001 e 2020 – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo 2021

Por Miguel Arcanjo Prado
@miguel.arcanjo

O ator Lucas Bebiano, estudante de Teatro da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e de Artes Visuais do IFPE (Instituto Federal de Pernambuco) ficou quase dois anos fazendo o levantamento de espetáculos negros brasileiros inéditos nas duas primeiras décadas do século 21. Dramaturgias Negras Brasileiras – Autoras(es) e Textos Publicados entre 2001-2020 é o nome da pesquisa financiada pelo CNPq/UFPE e que contou com o apoio da Lei Aldir Blanc e da Secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco.

O resultado já começa a ser publicado em forma de artigo científico. “Nesse artigo eu reflito sobre as dramaturgias negras brasileiras e os processos de publicação das mesmas. Apresento tabelas com dramaturgas/os e textos de todas as regiões do país, assim como destaco a dinâmica entre as editoras brasileiras e as dramaturgias negras sudestinas”, conta o estudioso. “Que essa publicação construa pontes para a pesquisa crescer, e assim alimentar as próximas publicações que estão vindo”, fala.

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Miguel Arcanjo Prado é mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Está entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Band e UOL. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. Coordenada a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Foto: Edson Lopes Jr.

© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados | Proibida reprodução sem citação com link.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *