Prêmio Arcanjo de Cultura: Conheça os finalistas em Música 2020

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A música embala a vida de milhões de brasileiros e no último ano foi uma importante aliada de nossa saúde mental. Portanto, nada melhor do que homenagear nossos grandes artistas com prêmios e aplausos. Por isso, no próximo dia 28/04, quarta-feira, 19h, em cerimônia online pelo Canal Blog do Arcanjo no Youtube, vamos conhecer os vencedores do Prêmio Arcanjo de Cultura, que chega à sua segunda edição consagrando os destaques de 2020. Além de Música, o Prêmio conta mais seis categorias: Artes Visuais, Cinema, Redes, Streaming TV, Teatro e Especial. A curadoria de música fica por conta da jornalista Adriana de Barros. Vamos conhecer os indicados?

Bárbara Bivolt está entre as indicadas por conta de primeiro disco que leva seu nome e é fruto de uma década de dedicação ao rap. Já o Coletivo IMuNe – Instante da Música Negra pelo diálogo artístico que fez o Brasil conhecer seis nomes talentosos da nova música negra: Bia Nogueira, Cleópatra, Gui Ventura, Maíra Baldaia, Raphael Sales e Rodrigo Negão. Outro destaque na premiação é o Edital Natura Musical pelo constante estímulo à nova música brasileira e apoio crucial no desafiante 2020.
Grande artista Gilberto Gil e BaianaSystem também integram os indicados pelo disco Gil Baiana Ao Vivo em Salvador, registro do encontro geracional potente e histórico. João Gordo também se destaca pela corajosa trajetória no Entretenimento e na Música, que o torna um dos maiores nomes do punk nacional. A categoria também destaca o trabalho de Kunumi MC, voz representativa do discurso indígena na cena musical.
Referência para muitos artista por conta de seu talento e voz ativa, Marcelo D2 entra na disputa pelo disco Assim Tocam Meus Tambores, no qual reuniu seus “cria” em um projeto produzido e gravado a partir de lives feitas durante o período de isolamento. E pra finalizar temos Mateus Aleluia pelo disco Olorum, no qual o lendário integrante de Os Tincoãs, reforçou elo crucial com a ancestralidade negra.
Leia mais sobre o Prêmio Arcanjo de Cultura

Adriana de Barros é a jurada especialista em Música do Prêmio Arcanjo de Cultura. Jornalista, crítica e colunista, ela é editora do site da TV Cultura e assina a coluna Nos Bastidores, no portal Terra. Atuou por 20 anos no UOL como Coordenadora de Entretenimento, comandando grandes coberturas de festivais e Carnaval. É curadora do edital 2020 Natura Musical e integrou o Superjúri 2019 do Prêmio Multishow. Eleita duas vezes uma das cinco melhores jornalistas de música do Brasil pelo WME Awards by Music2. É crítica e jurada de Música Popular da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes). É natural de Santo André, no ABC Paulista, e vive em São Paulo.
O júri do Prêmio Arcanjo de Cultura, conduzido pelo jornalista e crítico Miguel Arcanjo, conta com Adriana de Barros, Bob Sousa, Elba Kriss, Hubert Alquéres e Zirlene Lemos, especialistas que acompanham de perto as linguagens artísticas abarcadas. Ivam Cabral assina a direção artística, com direção de produção de Hernan Halak e direção de vídeo da Iracema Rosa Filmes, além de produção de Elen Londero e Gustavo Ferreira com assistência de Rodrigo Barros. O Prêmio Arcanjo conta com apoio do Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.