Prêmio Arcanjo de Cultura: Conheça os finalistas em Música 2020

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

A música embala a vida de milhões de brasileiros e no último ano foi uma importante aliada de nossa saúde mental. Portanto, nada melhor do que homenagear nossos grandes artistas com prêmios e aplausos. Por isso, no próximo dia 28/04, quarta-feira, 19h, em cerimônia online pelo Canal Blog do Arcanjo no Youtube, vamos conhecer os vencedores do Prêmio Arcanjo de Cultura, que chega à sua segunda edição consagrando os destaques de 2020. Além de Música, o Prêmio conta mais seis categorias: Artes Visuais, Cinema, Redes, Streaming TV, Teatro e Especial. A curadoria de música fica por conta da jornalista Adriana de Barros. Vamos conhecer os indicados?

Bárbara Bivolt está entre as indicadas por conta de primeiro disco que leva seu nome e é fruto de uma década de dedicação ao rap.  Já o Coletivo IMuNe – Instante da Música Negra pelo diálogo artístico que fez o Brasil conhecer seis nomes talentosos da nova música negra: Bia Nogueira, Cleópatra, Gui Ventura, Maíra Baldaia, Raphael Sales e Rodrigo Negão.  Outro destaque na premiação é o Edital Natura Musical pelo constante estímulo à nova música brasileira e apoio crucial no desafiante 2020. 

Grande artista Gilberto Gil e BaianaSystem também integram os indicados pelo disco Gil Baiana Ao Vivo em Salvador, registro do encontro geracional potente e histórico.  João Gordo também se destaca pela corajosa trajetória no Entretenimento e na Música, que o torna um dos maiores nomes do punk nacional. A categoria também destaca o trabalho de Kunumi MC, voz representativa do discurso indígena na cena musical. 

Referência para muitos artista por conta de seu talento e voz ativa, Marcelo D2 entra na disputa pelo disco Assim Tocam Meus Tambores, no qual reuniu seus “cria” em um projeto produzido e gravado a partir de lives feitas durante o período de isolamento.  E pra finalizar temos Mateus Aleluia pelo disco Olorum, no qual o lendário integrante de Os Tincoãs, reforçou elo crucial com a ancestralidade negra.

Leia mais sobre o Prêmio Arcanjo de Cultura

Adriana de Barros é a jurada especialista em Música do Prêmio Arcanjo de Cultura. Jornalista, crítica e colunista, ela é editora do site da TV Cultura e assina a coluna Nos Bastidores, no portal Terra. Atuou por 20 anos no UOL como Coordenadora de Entretenimento, comandando grandes coberturas de festivais e Carnaval. É curadora do edital 2020 Natura Musical e integrou o Superjúri 2019 do Prêmio Multishow. Eleita duas vezes uma das cinco melhores jornalistas de música do Brasil pelo WME Awards by Music2. É crítica e jurada de Música Popular da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes). É natural de Santo André, no ABC Paulista, e vive em São Paulo.

O júri do Prêmio Arcanjo de Cultura, conduzido pelo jornalista e crítico Miguel Arcanjo, conta com Adriana de Barros, Bob Sousa, Elba Kriss, Hubert Alquéres e Zirlene Lemos, especialistas que acompanham de perto as linguagens artísticas abarcadas. Ivam Cabral assina a direção artística, com direção de produção de Hernan Halak e direção de vídeo da Iracema Rosa Filmes, além de produção de Elen Londero e Gustavo Ferreira com assistência de Rodrigo Barros. O Prêmio Arcanjo conta com apoio do Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc.

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista e crítico de artes Miguel Arcanjo Prado é mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Está entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Band e UOL. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Foto: Edson Lopes Jr.

© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados | Proibida reprodução sem citação com link.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *