Prêmio Arcanjo de Cultura: Conheça os finalistas em Música 2020

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

A música embala a vida de milhões de brasileiros e no último ano foi uma importante aliada de nossa saúde mental. Portanto, nada melhor do que homenagear nossos grandes artistas com prêmios e aplausos. Por isso, no próximo dia 28/04, quarta-feira, 19h, em cerimônia online pelo Canal Blog do Arcanjo no Youtube, vamos conhecer os vencedores do Prêmio Arcanjo de Cultura, que chega à sua segunda edição consagrando os destaques de 2020. Além de Música, o Prêmio conta mais seis categorias: Artes Visuais, Cinema, Redes, Streaming TV, Teatro e Especial. A curadoria de música fica por conta da jornalista Adriana de Barros. Vamos conhecer os indicados?

Bárbara Bivolt está entre as indicadas por conta de primeiro disco que leva seu nome e é fruto de uma década de dedicação ao rap.  Já o Coletivo IMuNe – Instante da Música Negra pelo diálogo artístico que fez o Brasil conhecer seis nomes talentosos da nova música negra: Bia Nogueira, Cleópatra, Gui Ventura, Maíra Baldaia, Raphael Sales e Rodrigo Negão.  Outro destaque na premiação é o Edital Natura Musical pelo constante estímulo à nova música brasileira e apoio crucial no desafiante 2020. 

Grande artista Gilberto Gil e BaianaSystem também integram os indicados pelo disco Gil Baiana Ao Vivo em Salvador, registro do encontro geracional potente e histórico.  João Gordo também se destaca pela corajosa trajetória no Entretenimento e na Música, que o torna um dos maiores nomes do punk nacional. A categoria também destaca o trabalho de Kunumi MC, voz representativa do discurso indígena na cena musical. 

Referência para muitos artista por conta de seu talento e voz ativa, Marcelo D2 entra na disputa pelo disco Assim Tocam Meus Tambores, no qual reuniu seus “cria” em um projeto produzido e gravado a partir de lives feitas durante o período de isolamento.  E pra finalizar temos Mateus Aleluia pelo disco Olorum, no qual o lendário integrante de Os Tincoãs, reforçou elo crucial com a ancestralidade negra.

Leia mais sobre o Prêmio Arcanjo de Cultura

Adriana de Barros é a jurada especialista em Música do Prêmio Arcanjo de Cultura. Jornalista, crítica e colunista, ela é editora do site da TV Cultura e assina a coluna Nos Bastidores, no portal Terra. Atuou por 20 anos no UOL como Coordenadora de Entretenimento, comandando grandes coberturas de festivais e Carnaval. É curadora do edital 2020 Natura Musical e integrou o Superjúri 2019 do Prêmio Multishow. Eleita duas vezes uma das cinco melhores jornalistas de música do Brasil pelo WME Awards by Music2. É crítica e jurada de Música Popular da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes). É natural de Santo André, no ABC Paulista, e vive em São Paulo.

O júri do Prêmio Arcanjo de Cultura, conduzido pelo jornalista e crítico Miguel Arcanjo, conta com Adriana de Barros, Bob Sousa, Elba Kriss, Hubert Alquéres e Zirlene Lemos, especialistas que acompanham de perto as linguagens artísticas abarcadas. Ivam Cabral assina a direção artística, com direção de produção de Hernan Halak e direção de vídeo da Iracema Rosa Filmes, além de produção de Elen Londero e Gustavo Ferreira com assistência de Rodrigo Barros. O Prêmio Arcanjo conta com apoio do Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc.

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, criado em 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro e apresenta o Podcast do Arcanjo na OLA Podcasts. Eleito um dos melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes e recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, Uma, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Melhores do Ano Guia da Folha, Prêmios ANCEC e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Prêmio Governo do Estado de São Paulo – Medalha Mário de Andrade.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Morre Glória Maria Harry e Meghan na Netflix Michael Jackson: Thriller faz 40 anos Marina Sena lança música com Gal Costa Crítica | Anitta maceta sons do Brasil no álbum À Procura da Anitta Perfeita e supera críticas com hits do verão