Andrea Beltrão estreia Lady Tempestade no Sesc Consolação em São Paulo após sucesso carioca

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
São Paulo se prepara para ser palco de um poderoso grito de justiça e memória com a estreia do solo Lady Tempestade no Sesc Consolação, a partir de 30 de maio. Após temporada aclamada no Rio de Janeiro, o monólogo estrelado por Andrea Beltrão, com direção de Yara de Novaes e dramaturgia de Silvia Gomez, mergulha na história da advogada Mércia Albuquerque, símbolo de coragem na defesa de presos políticos durante a ditadura brasileira.
Andrea Beltrão, que dá vida à personagem A., uma mulher impactada pelos diários de Mércia, reflete sobre a essência do espetáculo: “Mércia dizia que era uma contadora de histórias de pessoas que reconstruíram a liberdade. Eu sou uma contadora de histórias. Eu acredito que contar histórias é uma maneira amorosa de pensarmos juntos no nosso passado, nosso presente e nosso futuro. Contar histórias amorosamente, para nunca esquecer.”
A atriz, conhecida por sua intensidade em Antígona, retoma o tema da luta por um sepultamento digno e pela verdade, conectando o passado ao presente de forma visceral.
A dramaturgia, um “diário dentro do diário”, explora a angústia da personagem A. ao confrontar os relatos de Mércia.
Silvia Gomez, a dramaturga, explica a provocação central: “A personagem da Andrea diz: queria fingir que não tinha recebido aquilo, mas não era mais possível. Eram coisas semi-desaparecidas e não são mais. Então, para que futuro vamos após ouvir as palavras de Mércia?” A peça ressoa a frase “Essas coisas acontecem, aconteceram, acontecerão”, um lembrete contundente da reincidência histórica do esquecimento no Brasil.
A diretora Yara de Novaes, que descobriu Mércia Albuquerque durante a pesquisa para um filme, descreve sua reação ao receber os diários: “Foi um susto.” A história da advogada, que foi presa 12 vezes e defendeu mais de 500 pessoas, é um testemunho da resiliência feminina em tempos sombrios. “O sistema trabalha muito bem para certos nomes serem apagados”, observa Silvia Gomez, destacando a importância de trazer à luz figuras como Mércia, a Lady Tempestade, cujo olhar era “de relâmpago”, segundo seus entrevistados.
Lady Tempestade
Sesc Consolação – Teatro Anchieta Endereço: Rua Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque – São Paulo – SP Telefone: (11) 3234-3000
Horário: Quinta a Sábado, às 20h | Domingo, às 18h (dia 04/06, quarta, sessão extra, às 15h)
Ingressos: 70,00 (inteira) | 35,00 (meia entrada) | 21,00 (credencial plena)
Lotação: 280 lugares
Duração: 70 minutos
Classificação: 12 anos
Temporada: de 30 de maio a 06 de julho de 2025
Turnê 2025
Rio de Janeiro: 09 de janeiro a 27 de abril – Teatro Poeira
Porto Alegre: 1º a 04 de maio – Teatro Simões Lopes Neto (Multipalco Eva Sopher)
São Paulo: 30 de maio a 6 de julho – Sesc Consolação (Teatro Anchieta)
Uberlândia: 12 e 13 de julho – Theatro Municipal
Belo Horizonte: 02 e 03 de agosto – Sesi Minas
Brasília: 02 e 03 de setembro
Recife, Natal, Fortaleza, Campina Grande e Alagoas: outubro e novembro
Ficha Técnica
Lady Tempestade com Andrea Beltrão
Direção: Yara de Novaes
Dramaturgia: Silvia Gomez
Cenografia: Dina Salem Levy
Desenho de luz: Sarah Salgado e Ricardo Vívian
Figurinos: Marie Salles
Criação e operação de trilha sonora: Chico Beltrão
Desenho de som: Arthur Ferreira
Assistente de direção: Murillo Basso
Assistente de cenografia: Alice Cruz
Identidade visual: Fábio Arruda e Rodrigo Bleque | Cubículos
Fotografia: Nana Moraes
Assessoria de Comunicação: Vanessa Cardoso | Factoria Comunicação
Assessoria de Imprensa: Daniella Cavalcanti
Produção: Boa Vida e Quintal Produções
Direção de produção: Verônica Prates
Coordenação de projetos: Valencia Losada
Produção executiva: Camila Camuso
Realização: Sesc São Paulo
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.