Tiradentes em Cena faz cidade viver a arte em sua plenitude, diz idealizadora Aline Garcia

Aline Garcia, idealizadora e diretora do Tiradentes em Cena em Minas Gerais © Helena Leão Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

A 12ª Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena, com o tema “Um palco para todos nós”, celebra as artes cênicas em Tiradentes, Minas Gerais, de 21 a 25 de maio de 2025. O festival oferece cerca de 50 atrações, incluindo teatro, dança, circo, música e debates. O evento homenageia o Grupo de Dança Primeiro Ato e a cantora Simone Mazzer, além de promover oficinas, o projeto Cena Encontro e o Venda Seu Peixe, conectando artistas com programadores culturais brasileiros e internacionais. O Tiradentes em Cena aborda em sua robusta programação questões contemporâneas e celebra as raízes culturais brasileiras, com expectativa de público de 20 mil pessoas. O Blog do Arcanjo, que fará a cobertura do evento, conversou com exclusividade com Aline Garcia, tiradentina que é idealizadora, curadora e diretora geral do Tiradentes em Cena. Leia a seguir a entrevista.

Miguel Arcanjo Prado – Qual a expectativa em relação à 12ª edição do Tiradentes em Cena?
Aline Garcia – A expectativa é de uma edição potente, plural e profundamente conectada ao nosso tempo — aos temas urgentes e necessários da sociedade. Desejamos que o público se sinta acolhido e provocado, que se reconheça nas cenas apresentadas e viva experiências verdadeiramente transformadoras por meio da arte. Que a rua se transforme em palco. Que o encontro entre artistas, trabalhadores da cultura, produtores, programadores culturais, diretores e espectadores aconteça de forma intensa e significativa. Que a cidade respire artes cênicas — afinal, somos o único festival dedicado exclusivamente às artes da cena na região das Vertentes.

Aline Garcia, idealizadora e diretora do Tiradentes em Cena em Minas Gerais © Helena Leão Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Miguel Arcanjo Prado – Como o festival pensa a relação com a cidade e a comunidade?
Aline Garcia – A relação com Tiradentes e sua comunidade é central. A cidade não é apenas cenário, mas coautora da Mostra. Ocupamos ruas, praças, escolas, museus e quintais, criando uma conexão orgânica entre arte e território. Valorizamos a formação de plateia, o acesso à cultura e o diálogo com a população local, especialmente com as escolas públicas e o público infantojuvenil, reforçando a cidade como protagonista da cena.

Miguel Arcanjo Prado – O que norteou a curadoria na escolha da programação?
Aline Garcia – A curadoria foi norteada pela escuta, pela diversidade e pela urgência dos temas contemporâneos. Recebemos 472 propostas de todas as regiões do país, o que reforça o alcance e a relevância do projeto. Selecionamos 30 espetáculos que trazem à tona questões como ditadura, racismo, feminismo, ancestralidade, homofobia, intolerância, e a valorização de expressões populares como o mamulengo, o circo e o folclore. Buscamos um recorte possível, dentro das limitações financeiras que enfretamos nessa edição, mas profundamente significativo.

Aline Garcia na abertura do 11º Tiradentes em Cena © Thais Andressa Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Miguel Arcanjo Prado – Uma novidade é o Venda Seu Peixe. Em que consistirá essa ação?
Aline Garcia – O “Venda Seu Peixe” é uma ação inovadora de articulação e fomento à circulação. Trata-se de uma rodada de apresentação de projetos, onde artistas e grupos participantes da Mostra poderão apresentar seus trabalhos diretamente a programadores de diferentes regiões do Brasil e da América Latina. É um espaço de conexão real entre produção e programação, que visa ampliar redes, parcerias e oportunidades concretas para os artistas.

Miguel Arcanjo Prado – Quais conquistas você percebe no Tiradentes em Cena nestas 12 edições?
Aline Garcia – São muitas conquistas ao longo desses 12 anos. Conseguimos construir uma Mostra sólida, reconhecida nacionalmente, que democratiza o acesso à cultura e fortalece a cena teatral. Mantivemos o evento vivo mesmo diante de tantos desafios e retrocessos culturais no país. Formamos público, ocupamos a cidade com arte, promovemos encontros potentes e contribuímos para descentralizar a produção e o acesso às artes cênicas. Hoje, temos uma rede de programadores, artistas e apoiadores que seguem sonhando e construindo conosco.

Aline Garcia, idealizadora e diretora do Tiradentes em Cena em Minas Gerais © Helena Leão Divulgação Blog do Arcanjo 2024

A Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena transforma Tiradentes em um grande palco a céu aberto, um lugar de escuta, presença, afeto e provocação. Mais do que respirar teatro, a cidade vive a arte em sua plenitude.

Aline Garcia
diretora e idealizadora do Tiradentes em Cena

Miguel Arcanjo Prado – Tiradentes vai respirar teatro nos próximos dias?
Aline Garcia – Sem dúvida. Tiradentes vai pulsar teatro em cada esquina. A cidade será tomada por espetáculos, rodas de conversa, oficinas e encontros que extrapolam os palcos e ocupam o cotidiano das pessoas. A Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena transforma Tiradentes em um grande palco a céu aberto, um lugar de escuta, presença, afeto e provocação. Mais do que respirar teatro, a cidade vive a arte em sua plenitude.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *