Festival de Curitiba coloca mulheres em situação de vulnerabilidade para ver teatro no Guairão

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial ao Festival de Curitiba
Sete mulheres tiveram uma experiência transformadora ao assistirem, pela primeira vez, a um espetáculo teatral, e não se tratava de uma peça qualquer. No Dia Mundial do Teatro (27 de março), elas assistiram à estreia do musical Ray – Você Não Me Conhece, no Teatro Guaíra, um dos grandes destaques da Mostra Lucia Camargo, da 33ª edição do Festival de Curitiba.
A experiência fez parte do Projeto Aquarela, uma parceria entre as empresas Tintas Darka e Coral com o Festival de Curitiba. A iniciativa visa capacitar e valorizar mulheres em situação de vulnerabilidade, oferecendo oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal. No projeto, as participantes aprimoram suas habilidades em pintura profissional.
A programação especial teve início com um toque de glamour: as convidadas foram recebidas por uma limousine rosa, com comidinhas e bebidas, para um passeio de uma hora por Curitiba. Em seguida, chegaram ao Teatro Guaíra, onde viveram uma noite de arte e emoção. Alessandra Alves da Costa, coordenadora de Marketing da Tintas Darka, destacou o objetivo da ação: “Queremos proporcionar não só oportunidades no mercado de trabalho, mas também experiências que elevem a autoestima e abram novos horizontes”.
No foyer do Guaíra, as mulheres demonstraram alegria e emoção. Simone de Souza, pintora profissional que atua na área desde os 15 anos, descreveu sua experiência como algo surreal: “Nunca tinha visto um musical, foi mágico e diferente de tudo que já vivi”, disse, visivelmente emocionada.
Márcia de Carvalho, que se profissionalizou há seis anos, também compartilhou sua felicidade: “Nunca imaginei que minha primeira vez no teatro seria no Guaíra. Foi maravilhoso e ficará em minha memória para sempre”. Para elas, a noite foi um marco na valorização de suas histórias e no acesso à cultura.
Acompanhe Miguel Arcanjo no Festival de Curitiba!
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.