Festival de Curitiba aposta em formação teatral e intercâmbio cultural com ações formativas

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial ao Festival de Curitiba
O 33° Festival de Curitiba não só apresenta peças de teatro de todo o Brasil, mas também oferece uma série de atividades formativas que ensinam desde a atuação até a produção de espetáculos. Em espaços como a Garalhufa Escola de Atuação e a Síncope Casa de Cultura, o público tem a oportunidade de participar de oficinas, bate-papos e até shows, aproveitando a diversidade cultural e as trocas entre artistas locais e de outras regiões.
Esses espaços independentes destacam-se por valorizar o talento local enquanto abrem portas para programações externas. O Síncope Casa de Cultura, dirigida por Júlia Dassi e Vick Napoli, também se dedica a fomentar o trabalho dos artistas locais. “Nosso objetivo é trazer atrações que fortaleçam os profissionais da casa, além de proporcionar formação e atualização para novos talentos”, destacou Júlia. A programação da casa inclui oficinas como “Laboratório Bife Seco: Cenário, Figurino e Narrativas Visuais”, e “Laboratório de Expressão Corporal Através do Método Corpo Emocional”, ambas voltadas para quem busca aprofundar suas práticas teatrais.
A programação também envolve atrações de diferentes partes do Paraná, abordando as diferenças de se fazer teatro na capital e no interior. Mariana Venâncio, fundadora da Garalhufa, compartilha que o projeto começou online enquanto ela morava em Maringá, e desde então se consolidou em Curitiba. “Vamos ter um bate-papo no domingo sobre as colisões que acontecem quando tentamos fazer teatro na capital”, destaca.
Com atividades que vão até o dia 6 de abril, a Garalhufa oferece atrações gratuitas, como o “Bate-papo sobre Teatro na Capital vs no Interior”, e peças como Quase Tudo Sobre Amor.
Ambos os espaços mantêm suas atividades culturais durante o ano todo, oferecendo aulas de dança e teatro. Apesar da falta de incentivo público, os dois projetos têm atraído centenas de pessoas semanalmente, reforçando a importância do teatro independente em Curitiba.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.