Viúvo de Ney Latorraca recebe homenagem ao marido no Festival de Curitiba

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial ao Festival de Curitiba
O ator e comediante brasileiro Ney Latorraca, falecido em 2024, recebeu no último sábado no 33º Festival de Curitiba uma emocionante homenagem com a criação da “Sala de Imprensa Ney Latorraca” no Hotel Mabu. A iniciativa destacou a importância do artista no cenário teatral brasileiro, com uma galeria de fotos de seus grandes momentos no palco. A decoração foi assinada pela arquiteta Jordana Fraga, e a placa, entregue por Fabíula Passini, diretora do Festival, destacava sua genialidade e legado no teatro.
A homenagem foi acompanhada por Edi Botelho, escritor e esposo de Ney desde 1995. Emocionado, Botelho falou sobre a parceria de vida e de teatro com Ney, lembrando que ele adorava esse tipo de reconhecimento. “Ele estaria vendo tudo isso, de onde quer que esteja, e muito feliz”, afirmou.

O evento foi marcado também por relatos divertidos sobre a personalidade excêntrica e irreverente de Ney Latorraca. Botelho contou que o ator gostava de chegar cedo aos eventos para “pegar os fotógrafos descansados” e adorava interagir com o público, criando códigos para ser aplaudido. Ele também relembrou duas participações inesquecíveis do casal no Festival de Curitiba, em 1995, com a montagem de Don Juan, e em 2004, com Entredentes.
O crítico de teatro Gilberto Bartolo, presente na cerimônia, comentou sobre o humor único de Ney, destacando sua atuação em Hair nos anos 1970. A homenagem coincidiu com o aniversário de Curitiba, cidade que recentemente adotou as capivaras como símbolo não oficial. Botelho ainda relembrou a relação de Ney com esses animais, lembrando que o ator sempre os defendia, indignado com quem os maltratava.
A cerimônia foi uma verdadeira celebração do legado de Ney Latorraca, cujo amor pelo teatro e pela vida nunca será esquecido.
Acompanhe Miguel Arcanjo no Festival de Curitiba!
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.