Festival de Curitiba recebe o espetáculo A Última Ceia do Grupo MEXA

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial ao Festival de Curitiba
O Grupo MEXA apresenta, no 33º Festival de Curitiba, o espetáculo A Última Ceia, que promete explorar temas como morte, ressurreição e despedida. Com estreia marcada para maio de 2024 no Kunstenfestivaldesart, em Bruxelas, a peça já passou por Basel, Berlim, Brunsvique e São Paulo, e agora chega à cidade com apresentações nos dias 31 de março e 1º de abril, no Teatro José Maria Santos, dentro da Mostra Lucia Camargo. Os ingressos estão à venda na bilheteira do Shopping Mueller e pelo site do evento.
Inspirada no famoso quadro de Leonardo Da Vinci e no evento bíblico, A Última Ceia propõe uma reflexão sobre como criar uma imagem final que persista, mesmo com o desaparecimento do grupo representado. A trama se desenvolve como uma “peça-jantar”, onde um grupo de pessoas se reúne para sua última refeição, enquanto exploram, a partir de suas vivências pessoais, questões sobre a finitude e a continuidade.
Dirigida e escrita por João Turchi, a montagem é dividida em duas partes: na primeira, as atrizes compartilham suas relações com a obra de Da Vinci e suas próprias histórias de vida, enquanto o grupo vai se desfazendo. O cenário, em constante mudança, reflete essa transformação, com brigas e saídas de cena que culminam no desmonte do ambiente. A segunda parte traz surpresas e momentos inusitados, como o prato servido no jantar, que remete a uma tradição maranhense de homenagear os mortos com sua refeição favorita.
Turchi destaca que o grupo se inspira em situações vividas durante os ensaios, e um exemplo disso é a cena em que as atrizes disputam para interpretar Judas – decisão que fica a cargo do público.
O espetáculo, que mistura elementos de ficção e realidade, é uma das atrações mais aguardadas do Festival, onde o MEXA, conhecido por seu trabalho inovador, promete mais uma experiência marcante.
A Mostra Lucia Camargo no Festival de Curitiba é apresentada por Petrobras, Sanepar – Governo do Estado do Paraná, Prefeitura de Curitiba e CAIXA Cultural, com patrocínio de Copel – Pura Energia, ClearCorrect – Neodent, Viaje Paraná – Governo do Estado do Paraná, CNH Capital – New Holland e EBANX, e realização do Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil União e Reconstrução.
Ficha técnica
Criação: MEXA
Direção e dramaturgia: João Turchi
Performance e co-criação: Aivan, Alê Tradução, Dourado, Patrícia Borges, Suzy Muniz e Tatiane Arcanjo
Vídeo performer, criação de vídeo e direção técnica: Laysa Elias
Assistência de direção e de movimento e performance: Lucas Heymanns
Trilha sonora, sound design e performance: Podeserdesligado
Luz e performance: Iara Izidoro
Produção executiva: Francesca Tedeschi
Produção e direção de arte: Lu Mugayar
Figurino: Anuro Anuro e Cacau Francisco
Cenário: Vão
Direção vocal: Dourado
Integraram parte do processo criativo: Anita Silvia, Daniela Pinheiro e Gustavo Colombini Colaboração dramatúrgica: Olivia Ardui
Pesquisa e consultoria artística: Guilherme Giufrida
Produção: MEXA
Coprodução: Kunstenfestivaldesarts, Casa do Povo, Kampnagel – Internationales Zentrum für Schönere Künste
Agradecimentos especiais: Esponja, Ana Druwe, Benjamin Seroussi, Marcela Amaral, Felipe Martinez
@ogrupomexa @joaoturchi @aivan.ofical @_casadopovo @cacaufrancisco @podeserdesligado @sereiadepau @douradomemo @tatianedell @lucasheymanns @lumugayar @suzy.muniz @patricia.borges.96742277 @laysaelias @[email protected]
Acompanhe todas as novidades e informações pelo site do Festival de Curitiba www.festivaldecuritiba.com.br, pelas redes sociais disponíveis no Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e pelo Twitter @Fest_curitiba.
Serviço:
A Última Ceia
31 de março e 1º de abril
Teatro José Maria Santos
Gênero: Contemporâneo
Classificação: livre (no segundo ato, há distribuição de bebida para a plateia)
Origem: São Paulo (SP)
Duração: 90 minutos (sem intervalo)
33º Festival de Curitiba
Data: De 24/3 a 6/4 de 2025
Valores: Os ingressos vão de R$00 até R$85 (mais taxas administrativas).
Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva no Shopping Mueller (Segunda a sábado, das 10h às 22h e, domingos e feriados, das 14h às 20h).
Verifique a classificação indicativa e orientações de cada espetáculo.
Confira também descontos especiais para colaboradores de empresas apoiadoras, clubes de desconto e associações.
Acompanhe Miguel Arcanjo no Festival de Curitiba!
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.