Rei Lear é sucesso no Festival de Curitiba após brilhar em São Paulo e nas premiações

Cia Extemporânea com Rei Lear vence o Prêmio Arcanjo 2024 © Annelize Tozetto Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial ao Festival de Curitiba

As drags shakespearianas são sucesso na 33ª edição do Festival de Curitiba. A Cia Extemporânea transformou uma obra-prima de Shakespeare em um espetáculo de cores vibrantes e emoções intensas. Com “Rei Lear”, peça vencedora em Especial no Prêmio Arcanjo e Melhor Ator para Alexia Twister no Prêmio Shell, a companhia não apenas homenageia o universo drag, mas também subverte as expectativas que cercam a tragédia mais célebre do dramaturgo inglês.

A diretora Ines Bushatsky, que desde 2017 sonha com essa fusão de universos, apresenta Lear como uma “mama drag”, cercada por filhas que disputam o trono em uma batalha pelo poder. A estética drag, com figurinos exuberantes de Salomé Abdala e visagismo de Malonna e Polly, não é meramente decorativa; ela permeia cada cena, cada conflito, desafiando as normas tradicionais de gênero e abrindo espaço para uma nova leitura da tragédia.

A peça, que já conquistou prêmios como o Shell de melhor ator para a vibrante Alexia Twister, esgotou os ingressos em suas primeiras apresentações, um testemunho da sua recepção calorosa. Bushatsky ressalta que o sucesso se deve à adaptação ousada do texto feita por João Mostazo, que trouxe uma linguagem aberta, mantendo a essência poética de Shakespeare. Ao mesmo tempo, essa adaptação permite que as nuances trágicas se entrelacem com a irreverência característica da arte drag.

Mostazo aponta que a drag, com sua capacidade de explorar a complexidade emocional, revela uma faceta trágica que muitos não perceberiam à primeira vista. “Shakespeare é mais drag do que se imagina”, observa, sugerindo que a essência da tragédia reside na dissolução de fronteiras e na exploração das emoções humanas em sua forma mais crua.

Com apresentações marcadas para os dias 31 de março e 1º de abril no Teatro Guairinha, “Rei Lear” promete não apenas entreter, mas também provocar reflexões profundas sobre poder, identidade e a condição humana, em um espetáculo onde o trágico e o cômico dançam em perfeita harmonia.

Rei Lear

Ficha Técnica:

Direção: Ines Bushatsky
Texto Adaptado e Assistência de Direção: João Mostazo
Elenco: Alexia Twister, Antonia Pethit, DaCota Monteiro, Ginger Moon, Lilith Prexeva, Maldita Hammer, Mercedez Vulcão, Thelores, Xaniqua Laquisha
Cenário: Fernando Passetti
Luz: Aline Santini
Figurino: Salomé Abdala
Visagismo: Malonna e Polly
Assistente de Perucaria: Yuri Tedesco
Trilha Sonora e Operação de Som: Gabriel Edé
Microfonista : Viviane Barbosa
Preparação Vocal: Felipe Venâncio
Operação de Luz: Caue Gouveia
Contrarregragem: Felipe Venâncio, Matias Ivan Arce
Costureiras: Caio Katchborian, Nana Simões, Salomé Abdala
Sapatos: Porto Free Calçados
Bordados: Alesha Bruke, Salomé Abdala
Fotos: Matheus José Maria, Suka, Tetembua Dandara
Arte Gráfica: Lidia Ganhito
Assistente de Produção: Iolanda Sinatra
Direção de Produção: Tetembua Dandara

Rei Lear

Mostra Lucia Camargo – Festival de Curitiba

Local: Guairinha – Auditório Salvador de Ferrante (R. 15 de Novembro, 971) Data: 31/03 e 01/04 às 20h30
Duração: 120’
Classificação: 14 anos.

Valores:  R$85 (inteira + mais taxas administrativas).

Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva no Shopping Mueller (Segunda a sábado, das 10h às 22h e, domingos e feriados, das 14h às 20h).

Verifique a classificação indicativa e orientações de cada espetáculo.
Confira também descontos especiais para colaboradores de empresas apoiadoras, clubes de desconto e associações.

Acompanhe Miguel Arcanjo no Festival de Curitiba!

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *