Festival de Curitiba tem farto carisma de Milton Cunha

Milton Cunha abrilhanta Festival de Curitiba com carisma e elegância © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial ao Festival de Curitiba

O Festival de Curitiba, um dos maiores eventos culturais do Brasil, teve sua noite de abertura marcada pela presença luminosa de Milton Cunha. Na segunda-feira, 24, o comentarista e pesquisador, conhecido por seu carisma e estilo exuberante, fez sua entrada no Teatro Positivo vestido com um traje de lantejoulas que o destacou entre os 2,4 mil espectadores. Ao final da peça “Os Mambembes”, ele dominou o palco com uma conversa descontraída sobre quitutes e a essência do gim-tônica, encantando a plateia.

Na manhã seguinte, Cunha trocou o glamour da noite anterior por uma roupa estampada igualmente vibrante, e um imponente búzio pendurado no pescoço. Sem sapatos, e com uma xícara de café delicadamente equilibrada entre os dedos, ele se dirigiu à Sala de Imprensa Ney Latorraca, onde, sem rodeios, iniciou um monólogo instigante sobre a geografia urbana e o papel do teatro na sociedade. “Nos teatros, os loucos são colocados, mas no Festival, o teatro invade as ruas, mostrando a beleza que muitas vezes é ofuscada pelas notícias ruins”, afirmou.

Cunha, que dedicou anos ao estudo do Festival de Parintins, comentou sobre a riqueza da cultura popular, desafiando a visão que a marginaliza. “As folias populares refletem a grandeza e as delícias do povo”, disse, enfatizando a complexidade dessas manifestações. Ele também abordou a questão do “lugar de fala”, defendendo que as experiências de vida moldam a relevância das opiniões de cada indivíduo.

Com um olhar crítico, Cunha ressaltou a importância da ancestralidade na cultura brasileira, alertando para a superficialidade de imitações em outros países. “Estamos caminhando para um mundo em que a luta por lugar de fala será cada vez mais evidente”, previu, reafirmando a necessidade de representatividade autêntica nas artes.

Acompanhe Miguel Arcanjo no Festival de Curitiba!

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *