Festival de Curitiba tem estreia de Cabaré Haikai, peça que homenageia Paulo Leminski

Elenco e equipe do Cabaré Haikai na Sala Ney Latorraca © Annelize Tozetto Festival de Curitiba Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial ao Festival de Curitiba

A peça Cabaré Haikai, baseada na obra do poeta Paulo Leminski, fará três sessões no Festival de Curitiba, dentro da Mostra Lucia Camargo. Recentemente, o elenco compartilhou suas profundas descobertas sobre o icônico poeta Paulo Leminski, cuja vida e obra são exploradas na montagem. Leminski, que faleceu prematuramente aos 44 anos, é conhecido por sua intensa produção literária e sua presença marcante nos círculos boêmios de Curitiba. No entanto, os artistas envolvidos na peça foram surpreendidos ao se depararem com a faceta mais humana do poeta.

“Encontramos um Leminski que deixou de ser um CNPJ e se transformou em um CPF”, contou o ator Kauê Persona ao Blog do Arcanjo. Para ele, a pesquisa sobre a vida do poeta revelou suas inseguranças e sonhos, evidenciando um homem carente e sonhador. O diretor Rodrigo Fornos reforçou essa visão ao destacar a importância de acessar a intimidade de Leminski: “Ele tinha a urgência de expressar suas ideias e sentimentos”, disse, referindo-se às conversas com Estrela Leminski, filha do poeta, que contribuíram significativamente para a criação da dramaturgia.

A peça, que estreou em agosto de 2022 em homenagem aos 80 anos de Leminski, explora não apenas sua poesia, mas também seus contos, ensaios e composições musicais. A atriz Ane Adade ressaltou que as trocas sobre a vida familiar do autor foram fundamentais para compreender sua complexidade: “Ele deixava o violão sempre à mão, pronto para criar, o que mostra como sua arte estava presente em seu cotidiano.”

Cabaré Haikai promete levar o público a uma jornada emocional pela mente multifacetada de um dos maiores poetas brasileiros, revelando um Leminski que vai muito além da lenda.

Haverá duas sessões nesta terça-feira (25): uma às 18h30 e outra as 21h, e uma terceira, no dia 26, às 21h, sempre no Teatro José Maria dos Santos.

Acompanhe Miguel Arcanjo no Festival de Curitiba!

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *