Festival de Curitiba recebe performance de coreógrafo argentino No Estoy Solo

Ivan Haidar conquista a plateia curitibana com seu espetáculo No Estoy Solo © Annelize Tozetto Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial ao Festival de Curitiba

Ivan Haidar, um dos mais renomados bailarinos e coreógrafos da Argentina, hipnotizou a plateia da Caixa Cultural Curitiba, na primeira sessão de seu espetáculo “No Estoy Solo”, na noite da última terça-feira (25). Haidar fez sua própria demonstração de arte e presença no palco, explorando as complexas relações entre solidão e companhia.

Antes de começar a performance, o artista se manteve em silêncio e de forma discreta entre o público, invisível até o momento de subir ao palco. Em coletiva de imprensa no Festival de Curitiba, Haidar explicou que essa imersão no público faz parte do processo de sua criação: “Para mim, esse tempinho ajuda. Estar cercado de pessoas, mas sozinho também, cria uma presença necessária para o trabalho.” Sua fala tranquila e fluente em português reflete sua naturalidade com a língua e com o conceito de presença no palco.

A peça, descrita por Haidar como uma “obra aberta”, não busca transmitir uma mensagem fixa, mas sim criar uma janela de reflexão para o público. “Eu gosto de me expor, de ser a matéria da imagem oferecida nessa janela”, disse. A dança, em sua visão, transcende as fronteiras entre performance e expressão corporal, criando um espaço para explorar afetos e relações entre a obra e o espectador.

Durante a coletiva, a produtora e curadora Jimena García Blaya destacou a grave situação da classe artística na Argentina, agravada pelo governo de Javier Millei. “Estamos vivendo tempos de perseguição, não apenas pela falta de financiamento, mas pelo controle sobre o que se pode criar e dizer”, afirmou Jimena, enfatizando a luta pela sobrevivência cultural. Para ela, a crise vai além da economia, representando uma disputa pela liberdade de expressão e pelos espaços conquistados pela arte.

Acompanhe Miguel Arcanjo no Festival de Curitiba!

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *