Camarote Folia Tropical na Sapucaí tem Criolo, Olodum, Leci, Titãs, Majur e Kaê

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Um show de diversidade em um dos camarotes mais cobiçados da Marquês de Sapucaí no Carnaval do Rio de Janeiro. O camarote Folia Tropical combina entretenimento de alto padrão com brasilidade, diversidade e um forte compromisso social. Criado por Newton Mendonça e Agnes Nilsson, ao lado do filho Mickael Noah, o espaço nasceu do amor pelo carnaval e do desejo de proporcionar uma experiência diferenciada para o público. Com quase 40 anos de trajetória no setor, a família inovou ao criar um supercamarote que une hospitalidade, inclusão e uma estrutura de qualidade.
Com três mil metros quadrados distribuídos em três pavimentos e seis ambientes, o espaço oferece vista privilegiada dos desfiles, serviço all inclusive de gastronomia premium, open bar com bebidas variadas e uma programação musical de peso, garantindo uma experiência memorável para o público.
A operação do camarote envolve cerca de mil profissionais, entre diretos e indiretos, e exige um alto padrão de organização. Todos os dias, são servidos aproximadamente uma tonelada de alimentos e 34 mil litros de bebidas, incluindo água, refrigerantes, cerveja e bebidas premium.
O Folia Tropical se diferencia também pelo compromisso com a acessibilidade, oferecendo estrutura completa para pessoas com deficiência, incluindo rampas, plataformas elevatórias, mobiliário adaptado e intérpretes de Libras em todos os shows. Além disso, promove iniciativas sociais como o “Folia dos Amigos do Ton“, que recebe crianças e jovens de instituições para vivenciarem a magia do carnaval, e a “CandyBox“, festa de celebração da diversidade LGBTQIAP+.
“Sempre acreditamos que o carnaval poderia ser uma experiência acessível para qualquer pessoa e queríamos criar um espaço onde todos pudessem vivenciar a magia da Sapucaí com conforto e hospitalidade”, explica Newton Mendonça.
Samba, pagode, axé, MPB e rock na programação musical
Há 13 anos sediando grandes momentos na Sapucaí, o Folia Tropical confirmou um grande line up para a edição de 2025. Um dos pioneiros ao diversificar a programação musical durante o maior evento do carnaval carioca, o espaço promete encantar o público com atrações que transitam não apenas pelo samba, mas também por outros gêneros como o axé, a nova MPB e o rock.
Nesta edição, o camarote inova mais uma vez ao promover, pela primeira vez na Sapucaí, apresentações individuais de uma cantora trans e de outra indígena: Majur e Kaê Guajajara, respectivamente. Com a tradição de celebrar a música brasileira e reunir importantes nomes da cena contemporânea, as apresentações acontecem nos intervalos dos desfiles – em dois palcos distintos, um no andar principal e outro no terceiro andar –, garantindo entretenimento contínuo sem interromper a magia da avenida.
Reconhecido por sua fusão de hip-hop com samba e MPB, Criolo promete um show potente e cheio de reflexões, enquanto Leci Brandão, uma das grandes vozes do samba, canta clássicos inesquecíveis, e o Olodum traz seu inconfundível batuque afro-brasileiro. O Folia Tropical tambémabre alas para a baiana Majur, uma das grandes revelações da nova MPB, que aterrissa na Sapucaí com sua voz e presença de palco inconfundíveis, e Kaê Guajajara, com sua mistura de hip hop e ritmos tradicionais indígenas.
Uma das bandas mais importantes do rock nacional, os Titãs prometem um show eletrizante, enquanto Os Garotin, grupo vencedor do Grammy Latino que mistura ritmos brasileiros e conquistou reconhecimento internacional, completa a programação rockeira da festa.
É de se esperar que o samba seja um dos pilares da programação do Folia Tropical. Diogo Nogueira, um dos maiores sambistas da atualidade, Marcelle Motta e Thais Macedo, vozes marcantes que se destacam nas rodas de samba do Rio, são os representantes do gênero no camarote.
Já o grupo Samba 90, com Netinho de Paula, Chrigor e Márcio Art, relembra grandes sucessos do pagode dos anos 90, enquanto a cantora e acordeonista pernambucana Ceiça Moreno apresenta um repertório repleto de clássicosda música regional brasileira.
O Folia Tropical já foi palco de estreias memoráveis na Sapucaí, recebendo artistas como Daniela Mercury, Paralamas do Sucesso, Timbalada, É O Tchan, Nando Reis, Luedji Luna, Alceu Valença, Novos Baianos e Gal Costa.
Programação 2025:
• 01/03 – Sábado de Ouro: Samba 90 + Thais Macedo | DJ a confirmar
• 02/03 – Domingo Especial: Criolo + Leci Brandão + Thais Macedo | DJ Máxima
• 03/03 – Segunda Especial: Diogo Nogueira + Marcelle Motta + Ceiça Moreno | DJ a confirmar
• 04/03 – Terça Especial: Titãs + Os Garotin + Marcelle Motta | DJ Máxima
• 08/03 – Sábado das Campeãs: Olodum + Majur + Kaê Guajajara + Marcelle Motta | DJs Máxima e Bruna Strait
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.