Vitória com Fernanda Montenegro abre Festival de Cinema Brasileiro de Paris

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Colaborou Felipe Rocha
Paris, a cidade do amor, receberá produções brasileiras: o longa “Vitória” foi escolhido como o filme de abertura do 27º Festival de Cinema Brasileiro de Paris. A produção original Globoplay é estrelada pela grande dama da dramaturgia brasileira, Fernanda Montenegro, dirigida por Andrucha Waddington. A exibição será no dia 29 de abril no L’Arlequin, cinema de rua modernista no bairro de Saint Germain-des-Près, sede do evento. O Blog do Arcanjo te conta mais detalhes desse filme.
O filme é inspirado na história verídica de Joana da Paz, uma senhora insatisfeita com a insegurança em Copacabana, onde mora. Ela começou a filmar da janela de seu apartamento o tráfico de drogas, desmascarando um esquema entre traficantes e policiais corruptos na Ladeira dos Tabajaras, na zona sul do Rio de Janeiro.
Incluída no Serviço de Proteção à Testemunha, Joana passou a se chamar “Vitória” e teve sua identidade mantida em sigilo por 17 anos, até falecer em 2023 – ano seguinte às filmagens da obra. O elenco também apresenta Alan Rocha, que interpreta o jornalista Flávio Godoy, que repercute o caso na imprensa; Linn da Quebrada, Laila Garin, Thelmo Fernandes e Thawan Lucas.
Inspirado no livro “Dona Vitória da Paz”, de Fábio Gusmão, o filme tem produção da Conspiração, coprodução da MyMama Entertainment e Globoplay, e apoio da Globo Filmes. A estreia nos cinemas brasileiros será no dia 13 de março, com distribuição da Sony Pictures.
A edição de 2025 do Festival celebra o Ano França-Brasil e acontece entre os dias 29 de abril e 6 de maio. O evento, realizado pela Jangada, da carioca Katia Adler, terá como tema “Do norte ao sul, um só Brasil”, com homenagem à atriz e diretora Dira Paes e um dia dedicado ao Festival de Cinema de Gramado – o mais tradicional evento audiovisual do país, realizado na Serra Gaúcha.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.