Guritiba tem espetáculos para o público infantojuvenil no Festival de Curitiba

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Colaborou Felipe Rocha
O Festival de Curitiba, em sua 33ª edição, nos dias 24 de março até 6 de abril, trará o programa Guritiba, uma iniciativa que busca trazer aos palcos da capital paranaense o melhor do teatro infantojuvenil produzido em todo país. A criançada também não ficará de fora: haverá espetáculos e apresentações de rua em dias de semana. O Blog do Arcanjo conversou com a diretora Fabíula Passini, que contou curiosidades sobre o programa. Confira!
Uma das primeiras atrações já está confirmada: o espetáculo de rua: “Elefanteatro”, do grupo mineiro Pigmalião Escultura que Mexe. A peça, que será apresentada gratuitamente em abril, no dia 5/4, às 14h30, no Passeio Público, e 6/4, também às 14h30, no Teatro da Vila (Rua Davi Xavier da Silva, 451 – CIC), gira em torno de um enorme elefante, um ser sagrado e místico, produzido com materiais reciclados e sucata, que caminha repleto de memórias. Com direito a uma banda, o público acompanha todo o percurso.
“O nosso grande diferencial neste ano é ter um espetáculo de rua, que é aberto ao público. ‘Elefanteatro’ é muito encantador, tenho certeza que vai ser muito marcante. Gostei muito quando assisti em Belo Horizonte”, fala Fabíula Bona Passini, diretora de programação do Guritiba.

A peça “Música para Depois da Aula: O Menino Maluquinho – O Show” tem esse título sugestivo para atrair a atenção de toda a família. “Os pais conseguem fazer uma atividade assim que as crianças saem da escola”, completa Fabiula.
O espetáculo “Música para Depois da Aula: O Menino Maluquinho – O Show” faz uma releitura da obra clássica da literatura infantojuvenil brasileira por meio das canções de Rosy Greca. A produção da companhia curitibana Tupi Pererê, com direção artística de Guga Cidral e direção musical de Daniel Arenhart, também presta uma justa homenagem a Ziraldo e a todos os fazedores de artes para crianças. As apresentações, que ocorrem no Teatro Bom Jesus, estão programadas para os dias 28 de março e 1º de abril, às 19 horas.
Fabiula também destaca a presença da Pia Frausno Guritiba. A companhia paulistana de teatro, que já tem uma longa história de participações no Festival de Curitiba, apresenta a peça “Dinossauros do Brasil”. A montagem é inspirada no livro “Novo Guia Completo dos Dinossauros no Brasil”, do paleontólogo e escritor Luiz Eduardo Anelli, e traz 13 cenas independentes, que mesclam teatro de bonecos, música, dança e artes plásticas para narrar a presença de diferentes espécies de dinossauros em regiões como São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Ceará e Rio Grande do Sul.
No espetáculo, que celebra 40 anos de atividades da Pia Fraus, personagens da cultura popular brasileira se misturam a esses seres que habitaram o país há 65 milhões. A peça também será apresentada no Teatro Bom Jesus – dias 5 e 6 de abril, às 16 horas.
Para completar a programação especial de 2025 do Guritiba, há ainda o espetáculo “Ítaca”, concebido por Thiago Andreuccetti, palhaço do Cirque du Soleil. A montagem, que mistura as linguagens circenses e teatrais, mostra as peripécias do barqueiro ao encalhar em uma ilha deserta e tudo que enfrenta para garantir a sobrevivência. Uma bela reflexão sobre os desvios do destino. A peça também cumpre temporada no Teatro Bom Jesus – dias 29 e 30 de março, às 16 horas.
A partir do dia 25 de março, os espetáculos “Vida Plástica” (Cia. Lado a Lado); “Yeye & Seu Espelho” (Ventania Produções); e “Dia Claro, Noite Escura” (Imã Circo Produção) circularão por escolas e instituições sociais de Curitiba e Região Metropolitana por iniciativa do programa Guritiba. As montagens, lideradas por companhias da capital paranaense, abordam temas como conscientização ambiental e o despertar da criança para a descoberta do mundo, da sua identidade e dos outros. As peças aliam técnicas diversas, com direito, por exemplo, a elementos circenses e dança.
Ação social
O Guritiba também é um projeto cultural, social e de formação de plateia com foco na democratização do acesso à arte para crianças, adolescentes, educadores e famílias.
“O Programa Guritiba ocorre durante o ano inteiro, periodicamente, todos os meses, nos lugares mais afastados de Curitiba. Ele envolve uma comunidade inteira, não só dos alunos daquela escola, mas também dos professores. A gente contribui com uma ação formativa de arte-educação para os professores e também com os pais, com a família dessas crianças. Então, o Guritiba não vai só para aquela escola, faz uma apresentação e vai embora: procuramos mover toda uma comunidade que atua em torno dessa escola. Nós também temos o papel de trazer essas crianças e as famílias delas para assistirem aos espetáculos durante o ano através do Cultura em Família. Então, a gente se orgulha muito dele”, destaca Fabíula Bona Passini.
O Guritiba é apresentado por Peróxidos do Brasil e CNH Capital – New Holland, com patrocínio de Grupo Barigüi, Ritmo Logística e BRFértil Fertilizantes, e realização do Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.
GURITIBA
Guritiba – Imaginação Sem Limites
33.º Festival de Curitiba
Data: De 24/3 a 6/4 de 2025
Valores: Os ingressos vão de R$00 até R$85 (mais taxas administrativas).
Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva no Shopping Mueller (Segunda a sábado, das 10h às 22h e, domingos e feriados, das 14h às 20h).
Verifique a classificação indicativa e orientações de cada espetáculo.
Confira também descontos especiais para colaboradores de empresas apoiadoras, clubes de desconto e associações.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.