Guritiba tem espetáculos para o público infantojuvenil no Festival de Curitiba

“O Menino Maluquinho – O Show”, clássico infantil, é uma das atrações confirmadas © Tupi Pererê Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Colaborou Felipe Rocha

O Festival de Curitiba, em sua 33ª edição, nos dias 24 de março até 6 de abril, trará o programa Guritiba, uma iniciativa que busca trazer aos palcos da capital paranaense o melhor do teatro infantojuvenil produzido em todo país. A criançada também não ficará de fora: haverá espetáculos e apresentações de rua em dias de semana. O Blog do Arcanjo conversou com a diretora Fabíula Passini, que contou curiosidades sobre o programa. Confira!

Uma das primeiras atrações já está confirmada: o espetáculo de rua: “Elefanteatro”, do grupo mineiro Pigmalião Escultura que Mexe. A peça, que será apresentada gratuitamente em abril, no dia 5/4, às 14h30,  no Passeio Público, e 6/4, também às 14h30, no Teatro da Vila (Rua Davi Xavier da Silva, 451 – CIC), gira em torno de um enorme elefante, um ser sagrado e místico, produzido com materiais reciclados e sucata, que caminha repleto de memórias. Com direito a uma banda, o público acompanha todo o percurso.

O nosso grande diferencial neste ano é ter um espetáculo de rua, que é aberto ao público. ‘Elefanteatro’ é muito encantador, tenho certeza que vai ser muito marcante. Gostei muito quando assisti em Belo Horizonte”, fala Fabíula Bona Passini, diretora de programação do Guritiba

Fabíula Bona Passini, diretora do Festival de Curitiba e do Guritiba © Humberto Araujo – Festival de Curitiba Blog do Arcanjo 2024

A peça “Música para Depois da Aula: O Menino Maluquinho – O Show” tem esse título sugestivo para atrair a atenção de toda a família. “Os pais conseguem fazer uma atividade assim que as crianças saem da escola”, completa Fabiula.

O espetáculo “Música para Depois da Aula: O Menino Maluquinho – O Show” faz uma releitura da obra clássica da literatura infantojuvenil brasileira por meio das canções de Rosy Greca. A produção da companhia curitibana Tupi Pererê, com direção artística de Guga Cidral e direção musical de Daniel Arenhart, também presta uma justa homenagem a Ziraldo e a todos os fazedores de artes para crianças. As apresentações, que ocorrem no Teatro Bom Jesus, estão programadas para os dias 28 de março e 1º de abril, às 19 horas.

Fabiula também destaca a presença da Pia Frausno Guritiba. A companhia paulistana de teatro, que já tem uma longa história de participações no Festival de Curitiba, apresenta a peça  “Dinossauros do Brasil”. A montagem é inspirada no livro “Novo Guia Completo dos Dinossauros no Brasil”, do paleontólogo e escritor Luiz Eduardo Anelli, e traz 13 cenas independentes, que mesclam teatro de bonecos, música, dança e artes plásticas para narrar a presença de diferentes espécies de dinossauros em regiões como São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Ceará e Rio Grande do Sul.

No espetáculo, que celebra 40 anos de atividades da Pia Fraus,  personagens da cultura popular brasileira se misturam a esses seres que habitaram o país há 65 milhões. A peça também será apresentada no Teatro Bom Jesus – dias 5 e 6 de abril, às 16 horas. 

Para completar a programação especial de 2025 do Guritiba, há ainda o espetáculo “Ítaca”, concebido por Thiago Andreuccetti, palhaço do Cirque du Soleil. A montagem, que mistura as linguagens circenses e teatrais, mostra as peripécias do barqueiro ao encalhar em uma ilha deserta e tudo que enfrenta para garantir a sobrevivência. Uma bela reflexão sobre os desvios do destino. A peça também cumpre temporada no Teatro Bom Jesus – dias 29 e 30 de março, às 16 horas.  

A partir do dia 25 de março, os espetáculos “Vida Plástica” (Cia. Lado a Lado); “Yeye & Seu Espelho” (Ventania Produções); e “Dia Claro, Noite Escura” (Imã Circo Produção) circularão por escolas e instituições sociais de Curitiba e Região Metropolitana por iniciativa do programa Guritiba. As montagens, lideradas por companhias da capital paranaense, abordam temas como conscientização ambiental e o despertar da criança para a descoberta do mundo, da sua identidade e dos outros. As peças aliam técnicas diversas, com direito, por exemplo, a elementos circenses e dança. 

Ação social

Guritiba também é um projeto cultural, social e de formação de plateia com foco na democratização do acesso à arte para crianças, adolescentes, educadores e famílias. 

“O Programa Guritiba ocorre durante o ano inteiro, periodicamente, todos os meses, nos lugares mais afastados de Curitiba. Ele envolve uma comunidade inteira, não só dos alunos daquela escola, mas também dos professores. A gente contribui com uma ação formativa de arte-educação para os professores e também com os pais, com a família dessas crianças. Então, o Guritiba não vai só para aquela escola, faz uma apresentação e vai embora: procuramos mover toda uma comunidade que atua em torno dessa escola. Nós também temos o papel de trazer essas crianças e as famílias delas para assistirem aos espetáculos durante o ano através do Cultura em Família. Então, a gente se orgulha muito dele”, destaca Fabíula Bona Passini.

Guritiba é apresentado por Peróxidos do Brasil e CNH Capital – New Holland, com patrocínio de Grupo Barigüi, Ritmo Logística e BRFértil Fertilizantes, e realização do Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.

GURITIBA

Guritiba – Imaginação Sem Limites
33.º Festival de Curitiba
Data: 
De 24/3 a 6/4 de 2025
Valores: Os ingressos vão de R$00 até R$85  (mais taxas administrativas).
Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva no Shopping Mueller (Segunda a sábado, das 10h às 22h e, domingos e feriados, das 14h às 20h).
Verifique a classificação indicativa e orientações de cada espetáculo.
Confira também descontos especiais para colaboradores de empresas apoiadoras, clubes de desconto e associações.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *