Jovem Guarda celebra 60 anos com exposição no MIS – Museu de Imagem e do Som

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Colaborou Felipe Rocha
No ano de 2025, a Jovem Guarda faz 60 anos. O movimento cultural surgiu em um dos programas televisivos de maior impacto na sociedade brasileira. Para celebrar a data, o Museu de Imagem e Som, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, inaugura a exposição “Jovem Guarda 60 anos” no dia 27 de fevereiro.
Com curadoria de André Sturm, diretor-geral do MIS, a mostra contará com diversos álbuns, pôsteres, fotografias, capas de revistas, matérias de jornais e itens pessoais de alguns membros do movimento.
A exposição, que poderá ser visitada até o final do período, conta com itens raros como o disco “Splish Splash”, de Roberto Carlos, além de pôsteres, fotografias, álbuns e matérias de jornais. Também estarão disponíveis trechos de filmes da época, como “Roberto Carlos em ritmo de aventura” e entrevistas exclusivas com artistas como Wanderléa, Eduardo Araújo, e Jerry Adriani, gravadas para o programa Notas Contemporâneas do MIS.
Dividida em sete espaços, a mostra tem como base a coleção de Washington Morais, um dos maiores especialistas no tema. Ele foi responsável por reunir um acervo inédito sobre a fase, conectando artistas, produtores e empresários que ajudaram a consolidar o movimento.
A Jovem Guarda foi um marco na cultura brasileira, não apenas na música, mas também na moda, costumes e na linguagem da juventude. A exposição oferece aos visitantes uma verdadeira viagem no tempo, para reviver a energia e o impacto desse movimento revolucionário.
Serviço | Jovem Guarda 60 anos
Data: a partir de 27 de fevereiro de 2025
Horários: terças a sextas, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 20h; domingos, das 10h às 18h.
Ingresso: R$ 30 (inteira) R$ 15 (meia); terças-feiras gratuitas; terceira quarta-feira do mês (parceria B3): ingresso gratuito, retirada apenas na bilheteria física do MIS no momento da visita. O mesmo ingresso dará acesso também à exposição “Ney Matogrosso”. Vendas em breve.
Classificação indicativa: livre.
Local: Museu da Imagem e do Som – MIS | Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.