Jovem Guarda celebra 60 anos com exposição no MIS – Museu de Imagem e do Som

Jovem Guarda, TV Record © Foto Acervo MIS Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Colaborou Felipe Rocha

No ano de 2025, a Jovem Guarda faz 60 anos. O movimento cultural surgiu em um dos programas televisivos de maior impacto na sociedade brasileira. Para celebrar a data, o Museu de Imagem e Som, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, inaugura a exposição “Jovem Guarda 60 anos” no dia 27 de fevereiro. 

Com curadoria de André Sturm, diretor-geral do MIS, a mostra contará com diversos álbuns, pôsteres, fotografias, capas de revistas, matérias de jornais e itens pessoais de alguns membros do movimento.

A exposição, que poderá ser visitada até o final do período, conta com itens raros como o disco “Splish Splash”, de Roberto Carlos, além de pôsteres, fotografias, álbuns e matérias de jornais. Também estarão disponíveis trechos de filmes da época, como “Roberto Carlos em ritmo de aventura” e entrevistas exclusivas com artistas como Wanderléa, Eduardo Araújo, e Jerry Adriani, gravadas para o programa Notas Contemporâneas do MIS.

Dividida em sete espaços, a mostra tem como base a coleção de Washington Morais, um dos maiores especialistas no tema. Ele foi responsável por reunir um acervo inédito sobre a fase, conectando artistas, produtores e empresários que ajudaram a consolidar o movimento.

A Jovem Guarda foi um marco na cultura brasileira, não apenas na música, mas também na moda, costumes e na linguagem da juventude. A exposição oferece aos visitantes uma verdadeira viagem no tempo, para reviver a energia e o impacto desse movimento revolucionário.

Serviço | Jovem Guarda 60 anos

Data: a partir de 27 de fevereiro de 2025
Horários: terças a sextas, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 20h; domingos, das 10h às 18h.
Ingresso: R$ 30 (inteira) R$ 15 (meia); terças-feiras gratuitas; terceira quarta-feira do mês (parceria B3): ingresso gratuito, retirada apenas na bilheteria física do MIS no momento da visita. O mesmo ingresso dará acesso também à exposição “Ney Matogrosso”. Vendas em breve.
Classificação indicativa: livre.
Local: Museu da Imagem e do Som – MIS | Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *