Ainda Estou Aqui vence mais dois prêmios internacionais

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Colaborou Felipe Rocha
“Ainda Estou Aqui”, primeiro filme Original Globoplay, conquistou mais troféus internacionais no último sábado, dia 8 de fevereiro. O Blog do Arcanjo te conta sobre as conquistas desse fenômeno cinematográfico.
O longa, dirigido por Walter Salles, foi escolhido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha como o Melhor Filme Ibero-Americano, no Prêmio Goya. Esta é a primeira vez que um filme brasileiro vence nesta premiação realizada em Granada, na Espanha.
No mesmo dia, o filme foi reconhecido com o Prêmio do Público, concedido com maior média de votação do público, no Festival de Cinema de Roterdã, na Holanda.
Sucesso de crítica e de público, assistido por mais de 4 milhões de pessoas e com uma aprovação de 96% no Rotten Tomatoes, Ainda Estou Aqui se passa durante a ditadura militar. No centro da história, está Eunice (Fernanda Torres), esposa do ex-deputado Rubens Paiva (Selton Mello) que precisa se reinventar quando seu marido é sequestrado pelo regime militar e nunca mais volta para casa. A partir daí, ela se transforma em uma ativista dos direitos humanos, lutando pela verdade sobre o paradeiro de seu marido e enfrentando as consequências brutais da repressão.
A obra não apenas explora a história de Eunice, mas discute o impacto do regime militar na vida de várias famílias brasileiras, destacando o papel das mulheres nessa resistência.
Com uma história comovente e atuações magistrais, Ainda Estou Aqui chamou a atenção do público e se tornou a quinta maior bilheteria do cinema nacional, com R$ 85,41 milhões arrecadados. E ainda: a produção se consolida como o maior filme brasileiro lançado nos cinemas após a pandemia.
O sucesso é estrondoso: o longa foi indicado ao Oscar em três categorias Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz. Por isso, em celebração à essa indicação, a TV Globo transmite ao vivo, no dia 2 de março, a cerimônia da premiação com sinal aberto também no Gshow e no G1. A transmissão será comandada por Maria Beltrão, a partir das 21h55, para todo o Brasil, com exceção do Rio de Janeiro. Quem estiver no Rio, vai acompanhar os desfiles das escolas de samba na íntegra, com flashes dos momentos mais importantes do OSCAR® direto de Los Angeles.
No total, o filme venceu 30 prêmios no Brasil e no mundo. Confira abaixo a lista completa:
· Virtuosos Award – Festival Internacional de Cinema de Santa Bárbara (SBIFF) – Fernanda Torres
· Melhor Filme Ibero-Americano – Prêmio Goya
· Melhor Longa-metragem Brasileiro – Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine)
· Melhor Longa-metragem Brasileiro – Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine)
· Melhor Atriz em Filme de Drama – Fernanda Torres no Satellite Awards 2025
· Prêmio APCA – Melhor Filme e Melhor Atriz (Fernanda Torres)
· Melhor Filme de 2024 pela Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ)
· Prêmio da Associação de Críticos de Porto Rico – Melhor Longa-Metragem Internacional
· Festival de Cinema de Palm Springs – Melhor Longa-Metragem Internacional (FIPRESCI)
· Pingyao International Film Festival – Crouching Tiger Hidden Dragon East – West Award
· Philadelphia Film Festival – Masters Of Cinema (Prêmio do Público – Menção Honrosa)
· Globo de Ouro 2025 – Melhor Atriz em Filme de Drama (Fernanda Torres)
· Prêmio F5 – Melhor Filme, Infanto Juvenil (Cora Mora) e Atuação (Fernanda Torres)
· New Mexico Critics Awards 2024 – Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Roteiro Adaptado (Runner-up 2 lugar)
· National Board of Review (NBR Awards) – Top Cinco Filmes Internacionais
· Prêmio Arcanjo de Cultura – Cinema (“Ainda Estou Aqui”)
· Festival international du film d’histoire de Pessac – Prix du Public e Prix Danielle Le Roy du Jury Étudiant
· Miami Film Festival – Prêmio do Público
· Mostra Internacional de Cinema de São Paulo – Melhor Filme Nacional de Ficção
· Mill Valley Film Festival – Favorito do Público
· Vancouver International Film Festival – Prêmio do Público
· Critics’ Choice Association – Celebration of Latino Cinema & Television: Melhor Atriz Internacional (Fernanda Torres)
· Festival Internacional de Cinema de Veneza – Melhor Roteiro, SIGNIS Award e Green Drop Award
Coproduzido entre Brasil e França, o elenco conta com nomes de peso como Selton Mello, Fernanda Montenegro, Marjorie Estiano, Antônio Saboia, Maeve Jinkings, Humberto Carrão e Dan Stulbach. A produção é da VideoFilmes, RT Features e Mact Productions, em coprodução com Globoplay, ARTE France e Conspiração, com distribuição no Brasil pela Sony Pictures.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.