Cortejo da Arte faz vibrar Minas Gerais com cultura popular na 19ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Colaborou Solange Correia
Os termômetros na casa dos 20º deram um calorzinho para o típico dia de inverno ouro-pretano. Com o sol brilhando em um céu intensamente azul, o casario colonial tombado como Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco ganhou vida nova com as cores e, sons e os tambores do Cortejo da Arte. Trata-se da grande festa da cultura popular sincrética e extremante brasileira durante a 19ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto. Saindo do Cine-Praça montado na Praça Tiradentes, o desfile prosseguiu descendo a Rua Direita, ou Rua Conde de Borbadela para os mais sisudos, em uma verdadeira procissão alegria que contagiou ouro-pretanos e turistas pelas ruas e janelas da cidade que completa 313 anos em 8 de julho próximo. O Blog do Arcanjo elenca os grupos que participaram e também mostra imagens da icônica festa.
Cortejo da Arte 2024
19ª CineOP
Guarda de Moçambique
Guarda de Congo
Banda de Ouro Preto
Orquestra Atípica de Lhamas
Intervenção circense
Turma do Pipoca
Marcelino Xibiu
Bonecos Zé Pereira
Palhaço Alegria










*O Blog do Arcanjo viaja a convite da CineOP e Universo Produção.
- 50 anos do álbum Fruto Proibido de Rita Lee e Tutti Frutti são celebrados no Tokio Marine Hall
- ★★★★ Crítica: A Lista com Lilia Cabral e Giulia Bertolli traz importante lição de respeito às diferenças no Teatro Faap
- Por Amor volta no Globoplay Novelas, que também estreia Loucos por Novela com Marisa Orth
- Jovem Pan News lança Tempo Real com Márcia Dantas e Bruno Pinheiro
- Cidade Alerta deixa SBT para trás com entrevista exclusiva de Reinaldo Gottino
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.