André Frade lança livro Tiradentes e a Serra de São José com 13 anos de fotografia na cidade histórica

Detalhe do livro de fotografia Tiradentes e a Serra de São José de André Frade pela Editora Afluente © Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

O talentoso fotógrafo e artista visual André Frade lança seu livro de fotografias Tiradentes e a Serra de São José. O tomo, que já está à venda online pela Afluente, tem lançamento neste sábado, 15 de junho, às 16h, no Largo da Rodoviária, no Festival Jazz e Vinho de Tiradentes, na cidade histórica de Minas Gerais. Em seu livro, o mago das imagens nos convida a explorar a beleza histórica da cidade de Tiradentes e sua magnífica Serra de São José. Este livro de fotografias é uma homenagem visual à arquitetura colonial preservada, às ruas de pedra que contam histórias e à natureza exuberante que define a região. Em conversa exclusiva com o Blog do Arcanjo, André Frade, tiradentino do coração nascido em Belo Horizonte, fala sobre o trabalho.

O livro de fotografias Tiradentes e a Serra de São José é uma história de amor, entre mim, a cidade e Tiradentes e sua serra. Sinto-me honrado ao entregar esse conjunto de fotos. É um livro de 80 páginas, com textos do Daniel Rubens Prado. Entrego este livro à cidade que me acolheu tão bem. São 13 anos de fotografia na cidade na qual vivo.

André Frade
fotógrafo

Com seu jeito cativante, André Frade diz que se sente “apenas um fotógrafo”.

“Sou apenas um fotógrafo, esforçado, com tempo, dedicação e amor para fazer cada imagem. Aí o Julius Wiedemann chegou na minha vida com a Afluente, que é a editora, e a gente transformou esses 13 anos de fotografia que eu vivo em Tiradentes num livro. Aliás, num belo livro”, celebra o fotógrafo.

Compre o livro!

O fotógrafo André Frade no alto da Serra de São José em Tiradentes: livro de fotografias traz força à luta para o tombamento federal da mesma © Analu Sousa Divulgação Blog do Arcanjo 2024

André Frade conta que a reação tem sido das melhores diante da publicação do livro de mesa. “É extraordinário ver a reação das pessoas ao livro, é muito emocionante”, revela. O artista reflete que conseguiu construir “um livro atemporal, que daqui a 50 anos vai seguir em diálogo com a cidade e sua serra”, lembrando a importância de preservação da mesma.

É muito importante preservar a Serra de São José, que quase foi vendida uma parte dela. Então, o livro Tiradentes e a Serra de São José entra também como uma força na luta para o tombamento da Serra de São José na esfera federal.

André Frade
fotógrafo

Afinal de contas, cultura e preservação histórica e do meio ambiente devem caminhar de mãos dadas.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *