Edith Derdyk abre Mostra Alfabeto da Reta no Centro MariAntonia da USP

Edith Derdyk abre Mostra Alfabeto da Reta no Centro MariAntonia da USP © Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

A Mostra Alfabeto da Reta, da artista visual Edith Derdyk,chega ao Centro MariAntonia da USP, em São Paulo, dia 25 de junho, às 19h, com visitação grátis até 15 de setembro.

O ponto de partida é uma pesquisa sobre a Geometria Descritiva desenvolvida por Gaspard Monge, no final do século 18: um sistema de desenho projetivo que embasou o desenho técnico para efeito da produção industrial sistematizada. A mostra passeia por temas como reprodução massiva de objetos e exploração dos recursos naturais.

“Quando estava desenvolvendo as peças da série ÉPURA (conjunto de costuras realizadas industrialmente com intervenções manuais), percebi que a máquina não é tão objetiva assim:  a mesma imagem é interpretada diferentemente em cada máquina, gerando resultados totalmente distintos”, diz a artista.

Com ensaio crítico de Sylvia Werneck, a exposição tem a instalação-site specific ALFABETO DA RETA; a série ÉPURA, conjunto de costuras realizadas industrialmente com intervenções manuais; um objeto escultórico, ROTA DE COLISÃO que alude ao uso do combustível fóssil (carvão); 1 livro de mesa acompanhado de 3 impressões (60X4 metros) chamado ROTAÇÃO,  um livro de artista, LINHA DE TERRA, impresso em serigrafia com tiragem de 100 exemplares.

A exposição terá uma ativação da obra no final da mostra, pelo grupo na qual a artista faz parte – Bookscapes, junto ao vídeo artista Rodrigo Gontijo e o compositor Dudu Tsuda, contemplando 3 apresentações ao vivo interagindo com a obra em si, através de ações performativas envolvendo desenho e manipulação de imagens no modo live cinema, dias 13 (às 17h) e 14 setembro de 2024 (às 11h e às 15h).

No decorrer da exposição haverá uma roda de conversa e uma visita guiada com a curadora Sylvia Werneck e o lançamento do livro “O corpo da Linha”, editada pela Relicário, no dia 17 de agosto de 2024 (sábado), das 11h às 15h.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *