Edith Derdyk abre Mostra Alfabeto da Reta no Centro MariAntonia da USP

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A Mostra Alfabeto da Reta, da artista visual Edith Derdyk,chega ao Centro MariAntonia da USP, em São Paulo, dia 25 de junho, às 19h, com visitação grátis até 15 de setembro.
O ponto de partida é uma pesquisa sobre a Geometria Descritiva desenvolvida por Gaspard Monge, no final do século 18: um sistema de desenho projetivo que embasou o desenho técnico para efeito da produção industrial sistematizada. A mostra passeia por temas como reprodução massiva de objetos e exploração dos recursos naturais.
“Quando estava desenvolvendo as peças da série ÉPURA (conjunto de costuras realizadas industrialmente com intervenções manuais), percebi que a máquina não é tão objetiva assim: a mesma imagem é interpretada diferentemente em cada máquina, gerando resultados totalmente distintos”, diz a artista.
Com ensaio crítico de Sylvia Werneck, a exposição tem a instalação-site specific ALFABETO DA RETA; a série ÉPURA, conjunto de costuras realizadas industrialmente com intervenções manuais; um objeto escultórico, ROTA DE COLISÃO que alude ao uso do combustível fóssil (carvão); 1 livro de mesa acompanhado de 3 impressões (60X4 metros) chamado ROTAÇÃO, um livro de artista, LINHA DE TERRA, impresso em serigrafia com tiragem de 100 exemplares.
A exposição terá uma ativação da obra no final da mostra, pelo grupo na qual a artista faz parte – Bookscapes, junto ao vídeo artista Rodrigo Gontijo e o compositor Dudu Tsuda, contemplando 3 apresentações ao vivo interagindo com a obra em si, através de ações performativas envolvendo desenho e manipulação de imagens no modo live cinema, dias 13 (às 17h) e 14 setembro de 2024 (às 11h e às 15h).
No decorrer da exposição haverá uma roda de conversa e uma visita guiada com a curadora Sylvia Werneck e o lançamento do livro “O corpo da Linha”, editada pela Relicário, no dia 17 de agosto de 2024 (sábado), das 11h às 15h.
- Macuco de Victor Nóvoa chega ao Sesc Pinheiros para discutir ancestralidade, memória e ataques à natureza
- FIGA divulga espetáculos selecionados no Nordeste e em Salvador
- Roberto Carlos faz show único no Tokio Marine Hall para celebrar 30 anos da casa de shows em SP
- Sucesso há 25 anos, peça Maria Peregrina estreia no e-Teatro WeDo!
- FITA une espetáculos consagrados a estreias em sua 17ª edição em Angra dos Reis de 22/8 a 7/7
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.