23ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+ faz esquenta da Parada no Memorial

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP) anuncia a 23ª edição da Feira Cultural da Diversidade LGBT+, que será realizada no dia 30 de maio de 2024, quinta-feira, feriado de Corpus Christi, no Memorial da América Latina, das 10h às 21h. A entrada é gratuita com pré-cadastro na Sympla.
A Feira Cultural da Diversidade LGBT+ se consolida como um dos principais eventos da comunidade LGBT+ do Brasil, reunindo milhares de pessoas para celebrar a diversidade, o empreendedorismo e a cultura.
O evento oferece uma plataforma gratuita para empreendedores e artistas LGBT+ apresentarem seus produtos, serviços e talentos para um público amplo e diversificado. O evento contará com mais de 200 expositores, além de apresentações musicais, teatrais, de dança e diversas outras atividades culturais.

Entre os expositores, estarão nomes como ACRE (roupas e acessórios de moda autoral para os públicos masculino, feminino e agênero); YAG SPA (estética avançada); IMPÉRIOSEX (sex shop); ARDES ESTILO LIVRE (moda masculina underwear e beachwear); TWNT4 (camisetas oversized agênero e produtos voltados ao público LGBT+); SOU PRIDE (regatas, camisetas, shorts, sungas, canecas, correntes, brincos e acessórios em geral); MELISSA MAURER (fotógrafa de Alto Paraíso de Goiás que vem mostrar seu trabalho autoral com personagens LGBT+); CASA CÊNICA PRODUTORA CULTURAL (informações e roteiros turísticos LGBT+); DUQUE CASA DECORAÇÃO (itens em tear, mantas, redes, almofadas, toalhas, jgs americanos, passadeiras, tapetes etc); RAFAEL ANDRADE (flash tattoo com temáticas do orgulho LGBT+); PADME STORE (óculos solares e armações para grau para o público fashion e queer); GERGELIM PRODUÇÕES (cartões postais com fotografias autorais homoeróticas e fotografias em grande formato emolduradas); EDITORA CANDIDO (organizadores da área da Flip para autores e livros com temática LGBT+; UNIVERSO ORACULAR (leitura de oráculo e produtos esotéricos); e EDITORA ARDANE (livros com foco em espiritualidade e magia).
A Feira terá ainda a presença de diversas ONGs e instituições, como o Instituto Mais Diversidade, a Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB SP, o IBRAT, o Centro Cultural da Diversidade e o Museu da Diversidade Sexual, entre outros. Além disso, diversos empreendedores e artistas LGBT+ terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos e produtos, contribuindo para a diversidade e o fortalecimento da comunidade.
O evento também se consagra como um espaço para diálogo e reflexão sobre temas relevantes para a comunidade LGBT+, como direitos humanos, diversidade sexual, gênero e identidade. Haverá workshops, palestras e debates com especialistas e ativistas, além de atividades de conscientização e engajamento social.

Histórico da Feira Cultural da Diversidade LGBT+
Em 2001, com o começo da consolidação da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, houve a necessidade de criar um calendário oficial com mais eventos com participação ativa da comunidade LGBT+. Inspirada na Castro Street Fair, de San Francisco, a Feira nasceu com o nome de Feira da Vieira no Largo do Arouche, lugar de maior visibilidade e acolhimento para a população LGBT+.
A 1° edição contava com 15 tendas e, pela primeira vez, um palco na Av. Vieira de Carvalho com o Largo do Arouche foi destinado a artistas e talentos LGBT+ em início de carreira. Neste período, a Feira contou com vários apoiadores históricos, como o estilista Walério Araújo, que fez a produção do palco com dezenas de peças de chita; a icônica travesti Alma Smith e apresentação da Silvetty Montilla, entre outras. De acordo com a Polícia Militar, a feira recebeu um público estimado de 15 mil pessoas.
Devido ao seu crescimento e expansão, houve a necessidade de transferi-la, depois de algumas edições, para um espaço maior. Dessa forma, a Feira ocorreu na Praça da República e no Vale do Anhangabaú. Foi em 2005 que, pela sua importância e crescimento, ela passou a se chamar Feira Cultural da Diversidade LGBT+. Desde o ano passado, a feira é realizada no Memorial da América Latina.
Serviço:
23ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+
Data: 30 de maio de 2024, quinta-feira, feriado de Corpus Christi, das 10h às 21h
Local: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 660 – Barra Funda, São Paulo – SP
Entrada: Gratuita com pré-cadastro online no link da Sympla
Como chegar: Metrô Barra Funda (Linha Vermelha), táxi, aplicativo, ônibus Terminal Barra Funda ou carro (estacionamento pago no local)
A 23ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+ é uma realização da APOLGBT-SP, com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da Prefeitura da Cidade de São Paulo.

- Marjorie Gerardi herda papel de Julia Roberts em Closer, faz dois filmes e avisa: ‘Estou pronta para a próxima’
- Mouhamed Harfouch visita suas origens árabes na comédia Meu Remédio no Teatro Santos Augusta
- ★★★★ Crítica: Chatô e Os Diários Associados – 100 Anos de Paixão é vibrante viagem no tempo pelo Brasil do século 20
- Nany People celebra 60 anos com festão na Tunnel em SP
- Morre Simon Magalhães, grande artista que o Brasil não soube aproveitar
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.