Olhar de Cinema abre com Retrato de Um Certo Oriente na Ópera de Arame

museum in curitiba
Ópera de Arame em Curitiba abrigará estreia internacional do filme Retrato de Um Certo Oriente no festival Olhar de Cinema © Paulo Freitas on Pexels.com Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Um dos mais charmosos pontos turísticos de Curitiba, no Paraná, com sua intensa integração entre arquitetura e natureza, vai abrigar uma das aguardadas estreias da 13ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, que ocorre de 12 a 20 de junho. O filme de abertura de 2024 vai ocupar a Ópera de Arame. Trata-se de Retrato de um Certo Oriente. O longa de Marcelo Gomes mostra figuras expulsas de suas terras por conflitos sociopolíticos e tem como inspiração o romance de do escritor amazonense Milton Hatoum, que ganhou o Prêmio Jabuti de Melhor Romance (1990). O livro traz os irmãos libaneses Emilie e Emir, católicos que embarcam do Líbano em uma viagem rumo ao Brasil. No trajeto, Emilie, se apaixona por um comerciante muçulmano, Omar, causando ciúme incontrolável por parte do seu irmão. O elenco de Retrato de um Certo Oriente, conta com Wafa’a Celine Halawi, Charbel Kamel, Zakaria Kaakour, Rosa Peixoto e Eros Galbiati. O roteiro é de Marcelo Gomes, Maria Camargo e Gustavo Campos. 

Neste filme, como em outros que dirigi, sou fascinado pelo conceito de ‘alteridade’. Acredito que a única maneira de desconstruir preconceitos é ver o mundo através dos olhos dos outros. Existem muitas camadas e assuntos no longa, como amor, paixão, preconceito e memória. Mas, primordialmente, é uma produção sobre personagens que são expulsos de suas terras por conflitos sociopolíticos. Isto acontece no Oriente Médio ou na Floresta Amazônica”.

Marcelo Gomes
cineasta
Retrato de Um Certo Oriente abre o Olhar de Cinema na Ópera de Arame de Curitiba © Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Marcelo Gomes já dirigiu os filmes Paloma (2022) e Estou Me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar (2019). ele conta por que o filme novo é em P&B: “Decidimos filmar em preto e branco para trazer uma aura de mistério à trama e à Amazônia, retratando aquela imensidão verde em tons de cinza. Além disso, a fotografia em preto e branco é um elemento essencial na narrativa, pois as fotografias são objetos que evocam memórias de dias melhores e oferecem uma possibilidade de cura para as feridas do passado”, comenta o diretor. 

Para Antonio Gonçalves Junior, diretor do Olhar de Cinema, receber a estreia nacional do longa de Marcelo Gomes no festival só reforça a importância do evento na cena cinematográfica do Brasil. “Por mais um ano, a Ópera de Arame se transformará em uma grande sala de cinema para receber a estreia do aguardado longa de Marcelo Gomes. Em 2023, foram mais de 1500 pessoas reunidas para prestigiar um longa nacional. Queremos que, em 2024, esse feito seja ainda mais marcante para a cidade de Curitiba e para o segmento como um todo”, explica. 

Os ingressos para o Filme de Abertura do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba estão disponíveis no site oficial www.olhardecinema.com.br

Olhar de Cinema

Acompanhe a programação e as novidades pelo site www.olhardecinema.com.br, pelas redes sociais oficiais: Instagram @olhardecinema e Facebook.com.br/Olhardecinema. A 13ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba é realizada por meio do programa de apoio e incentivo à cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, sendo também o projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, e pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, com patrocínio do Itaú e Peróxidos Brasil, apoio do Instituto de Oncologia do Paraná, Sanepar, Cimento Itambé, Favretto Mídia Exterior, e apoio cultural de Projeto Paradiso, Cine Passeio, Instituto Curitiba de Arte e Cultura. Verifique a classificação indicativa de cada filme e sessões com acessibilidade de audiodescrição. 


Ficha Técnica:

“Retrato de um Certo Oriente” (2024 | 90’ | BRA)
Dir
: Marcelo Gomes
Roteiro: Marcelo Gomes, Maria Camargo e Gustavo Campos
Elenco: Wafa’a Celine Halawi, Charbel Kamel, Zakaria Kaakour, Rosa Peixoto e Eros Galbiati
Produção Executiva: Mariana Ferraz, Ernesto Soto Canny, Eliane Ferreira, Mauro Pizzo e Patrick Carrarin
Produção: Guilherme Coelho, Mariana Ferraz e Ernesto Soto Canny
Coprodução: Kavac Film, Gullane, Misti Filmes, Muiraquitã Filmes, Globo Filmes e Canal Brasil
Coprodutores: Eliane Ferreira, Simone Gattoni, PAtrick Carrarin, Fabiano Gullane, Caio Gullane e André Novis

Trailerhttps://www.youtube.com/watch?v=GZpLOC_Ccg4

Serviço:
13º Olhar de CInema – Festival Internacional de Curitiba
Data
: 12 a 20 de junho de 2024
Locais: Cine Passeio, Cinemark Mueller e Ópera de Arame
Site oficial: www.olhardecinema.com.br
Redes Sociais: Instagram: www.instagram.com/Olhardecinema
                          Facebook: www.facebook.com.br/Olhardecinema
Patrocínio:  Itaú e Peróxidos Brasil
Apoio:  Instituto de Oncologia do Paraná, Sanepar, Cimento Itambé e Favretto Mídia Exterior
Produção: Grafo Audiovisual
Promoção: RPC
Apoio Cultural: Projeto Paradiso, Cine Passeio, Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Taiwan Film & Audiovisual Institute, Cinemark
Realização: Programa de apoio e incentivo à cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura – Governo Federal. Lei de incentivo à cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *