Festival de Curitiba faz da fotografia sua conexão com o futuro: fotógrafos escolhem sua melhor imagem em 2024

Daniel Sorrentino, Coordenador de Fotografia do Festival de Curitiba: há 19 anos ele comanda o melhor time de imagens de festival do Brasil © Daniel Sorrentino Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial ao Festival de Curitiba*

Um dos destaques indiscutíveis do 32º Festival de Curitiba foi a sua talentosa equipe de fotografia, sob comando há 19 anos de Daniel Sorrentino. O profissional da imagem, que atualmente vive em Porto, Portugal, viaja a Curitiba exclusivamente para coordenar o batalhão de 10 fotógrafos e fotógrafas que registraram ininterruptamente as 300 atrações vista por 200 mil pessoas em duas semanas do maior evento das artes cênicas na América Latina. O olhar sensível e privilegiado deste time, editado por Ana Willerding e coordenado por Daniel Sorrentino, é quem cria a conexão do Festival de Curitiba com o futuro. Afinal, o teatro é arte efêmera, cujo registro documental fotográfico e jornalístico o faz perdurar no tempo. Como é tradição desde 2008, o Blog do Arcanjo pediu aos fotógrafos que escolhessem sua foto preferida em 2024. Veja só quanta beleza.

Equipe de fotografia do 32º Festival de Curitiba © Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Blog do Arcanjo pede aos fotógrafos do 32º Festival de Curitiba que escolham sua melhor imagem em 2024. Confira as fotos!

Daniel Sorrentino

“Como coordenador de uma talentosíssima equipe de fotógrafos que faz a cobertura do Festival de Curitiba, tenho sempre a árdua missão, ao final do evento, de pedir para que cada profissional de nossa equipe envie uma foto que tenha lhe marcado durante esta edição para publicação no Blog do Arcanjo. Isso é sempre uma tarefa muito difícil para todos nós, até porque nossos corações querem dar espaço a muito daquilo que vimos e das pessoas incríveis que passaram por nossas lentes. É justamente através deste sentimento daquilo que é dificuldade, que cada pessoa tem em graus diferentes, que abro esta seção. Num Festival cada vez mais inclusivo e repleto de brilhantes atuações, me deparo, inesperadamente, com a performance da Sandra Silva durante o MishMash. Sua fala sobre eterno e natural desafio de ser mulher é exponenciada devido as dificuldades de um mundo que nos dias atuais ainda é pouco preparado para pessoas com deficiência. Tudo isso, aliado com a potência e leveza de seus movimentos, me fez ter a certeza que super-humanos existem, estão entre nós e que são mulheres.”

Annelize Tozetto

“Com este momento decisivo de Bete Coelho e Georgette Fadel no espetáculo Ana Lívia no Teatro da Reitoria é possível sentir o que é a energia que o teatro nos proporciona.”

Dayana Jacqueline

“Durante o espetáculo O Medo da Morte das Coisas, capturo o conflito entre ansiedade e serenidade, que se acentua pelo contraste entre luz e sombras.”

Humberto Araújo

“Acredito que uma das funções da fotografia de teatro é mostrar e tornar perene aquilo que o público não vê ou não presta muito atenção, como a cena dessa foto do espetáculo Tatuagem, da Cia da Revista, em que a atriz Larissa Noel entra pela plateia no início do segundo ato logo após o intervalo.”

Lina Sumizono

“Durante o espetáculo Mutações, sobre o I Ching, capturo este momento do ator Luís Melo, no qual o vazio nos faz repensar naquilo o que é imensuravelmente profundo e amplo em nossas vidas.”

Maringas Maciel

Renato Borghi, aos 87 anos, no palco, de peito aberto, em O Que Nos Mantém Vivos. É sempre um momento em temos a certeza que a energia não envelhece.”

Rodrigo Leal

“Fotografar o Festival de Curitiba é especial, porque podemos viver a arte em sua essência. Escolhi essa foto da Mostra Surda não pela sua técnica e sim pela inclusão que ela representa. Aqui podemos ver uma plateia surda aplaudindo em sua forma de expressão, a Libras.”

Solomon Plaza

Órbita é um espetáculo dotado de extrema sensibilidade, pois trata com uma firme delicadeza os temas de saúde mental. Foi uma das que mais me emocionou me remeteu a um acontecimento recente com uma pessoa próxima a mim. Entre cliques e lágrimas guardo este registro, que aqui compartilho.”

Susan Sena

“Mostra Surda de Teatro. Dois Perdidos – A Língua Não Dita Numa Relação. Traduttore traditore (tradutor traidor), verbo italiano muito presente no mundo dos surdos, onde o intérprete nem sempre traduz exatamente o que é. A Mostra Surda de Teatro mostra um mundo novo que nós ouvintes não temos noção de que existe. Um mundo do qual todos deveríamos fazer parte.”

Virginia Benevenuto

“A proposta de Re-Percursos da Companhia Coletivo Mapas e Hipertextos, é de um tour feito pela Praça Santos Andrade ouvindo áudios com fones de ouvido. Escolhi um dos 15 áudios para ouvir enquanto fotografava a reação do público. Percebi que ao mesmo tempo que eu olhava para fora, buscando reconhecer os detalhes descritos nos áudios, também olhava para dentro, aprendendo um pouco de história, revistando memórias e ressignificando aquele espaço.”

Nota do Editor: Para ver todas as fotos do 32º Festival de Curitiba, basta acessar o Flickr Oficial!

*O jornalista e critico Miguel Arcanjo Prado viaja a convite do Festival de Curitiba.

Acompanhe o Festival de Curitiba no Blog do Arcanjo!

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *