★★★★★ Crítica: Tom Jones exala majestade britânica da voz em show glorioso no Espaço Unimed em São Paulo

Sir Tom Jones brilha em Ages & Stages Tour no Espaço Unimed em São Paulo © Iris Alves Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

★★★★★
TOM JONES – AGES & STAGES TOUR
Avaliação: Ótimo
Crítica por Miguel Arcanjo Prado

Não é todo dia que a gente está diante de uma verdadeira majestade da música mundial. Afinal de contas, o britânico Tom Jones é, aos 83 anos, uma lenda viva do que de melhor a música produziu no século 20, navegando pelo rock, blues, gospel, country, rhythm and blues, boogie-woogie, disco e baladas com sua poderosa voz barítono. No auge do sucesso desde os anos 1960, o cantor do País de Gales atualmente dialoga com as novas gerações como jurado do The Voice UK. E demonstra ter fôlego farto na mundial Ages & Stages Tour. O lendário Sir — título que lhe foi concedido pela própira Rainha Elizabeth II — depois de impressionar Buenos Aires na última segunda, fez um vigoroso show em São Paulo na noite de garoa desta quinta, 18 de abril, no Espaço Unimed, na Barra Funda, para um público majoritariamente maduro e que o reverenciou com a elegância recíproca. Ele só havia estado antes por aqui em 2016. Falante, simpático e com olhos brilhando de alegria, o músico avisou que fará 84 anos em junho, e lembrou a festinha de 90 anos que o amigo Willie Nelson deu na Califórnia, demonstrando querer fazer o mesmo. E atestou estar cheio de pique nas mais de 20 canções apresentadas, em um verdadeiro passeio pelo cancioneiro anglo-saxão da segunda metade do século 20. Na hora de cantar a icônica It’s Not Unusual, lembrou: “Gravei esta música em 1964 e foi lançada em janeiro de 1965. Foi meu primeiro hit número um nas paradas de sucesso”. Também fez tributos, como quando cantou One More Cup of Coffee (Valley Below), do amigo Bob Dylan. Ouros amigos surgiram, como Elvis Presley, a quem celebra o estilo de cantar em Green Grass of Home, e Across the Boderline, com a qual homenageou o nonagenário amigo Willie Nelson. Claro que Sex Bomb, com suas energéticas tumbadoras, gerou um fervor tropical indiscutível. Tom Jones cantou ainda You Can Leave Your Hat On, quando lembrou que foi Jerry Lee Lewis quem lhe convenceu a gravar country. Também recordou a temporada em Las Vegas ao mesmo tempo que Elvis Presley, e confidenciou que o rei do rock na sua opinião era Chuck Berry. Outro destaque foi uma original versão de Kiss, de Prince, a quem Tom Jones chamou de “gênio”. Tudo isso tendo como base um virtuoso quinteto de músicos e uma direção de arte impecável nos telões, que dialogavam com imagens que eram o puro suco do século 20 fundidas ao cantor no palco. Ao fim, cantando Strange Things Happening Every Day, o artista nos fez recordar que não é realmente algo normal estar diante de Tom Jones. É um privilégio inusual.

★★★★★
TOM JONES – AGES & STAGES TOUR
Avaliação: Ótimo
Crítica por Miguel Arcanjo Prado

Blog do Arcanjo mostra fotos do show de Tom Jones no Espaço Unimed em São Paulo 17/04/2024 – Crédito Iris Alves/Divulgação

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *