MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo abre com espetáculo da África do Sul; veja quem aplaudiu

Da África do Sul, o espetáculo Broken Chord [Acorde Rompido] abriu a 9ª MITsp sob fortes aplausos no Teatro Paulo Autran do Sesc Pinheiros © Silvia Machado Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

A MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo abriu sua nona edição, na qual celebra seus dez anos de história, nesta quinta, 29 de fevereiro, com o espetáculo Broken Chord [Acordo Rompido], de Gregory Maqoma e Thuthuka Sibisi, da África do Sul.

Misturando dança, canto [poderoso] e teatro em uma intensa dramaturgia do corpo e voz e sob recursos do teatro pós-dramático, o espetáculo foi fortemente aplaudido pelos brasileiros.

A obra conta com sensível recado decolonial, com um particular olhar para o que o colonialismo e o racismo advindo dele deixaram como marcas profundas não só na África do Sul como também no Brasil e em tantos outros lugares que vivenciaram a violência colonizadora na face da Terra.

Heranças indigestas da colonização estão no espetáculo Broken Chord [Acorde Rompido] da África do Sul, de Gregory Maqoma e Thuthuka Sibisi, que abriu a 9ª MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo © Silvia Machado Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Na exuberância de cinco décadas vividas, Maqoma dança com força e graça, peso e glória, unindo a quatro solistas execpcionais, donos não só de soberbas vozes como também de uma intensa presença cênica que a todo instante dialoga com o exímio bailarino, tal qual o coral pungente que abraça a cena com o estofado de suas vozes.

Nesta sexta, 1º, performer, coreógrafo e diretor Gregory Maqoma, um dos grandes bailarinos do mundo, demonstrou ser só satisfação diante da forte acolhida do público brasileiro, como revelou em entrevista exclusiva ao Blog do Arcanjo.

A noite passada foi incrível, fiquei emocionado com o amor que foi derramado sobre mim e a equipe. A partilha das lágrimas e a recepção por parte do público fizeram-nos sentir em casa. Nos sentimos seguros naquele palco e ainda mais seguros quando conhecemos e abraçamos o público que compartilhou conosco seu apreço pelo trabalho. Mal posso esperar para voltar ao palco nesta sexta e sábado. Muito obrigado”.

Gregory Maqoma
bailarino e coreógrafo sul-africano
Gregory Maqoma e Thuthuka Sibisi agradecem com o elenco o forte aplauso na abertura da 9ª MITsp para Broken Chord [Acorde Rompido], espetáculo da África do Sul © Silvia Machado Divulgação Blog do Arcanjo 2024

O espetáculo Broken Chord [Acorde Rompido] faz mais duas sessões, nesta sexta, 1º, e sábado, 2, às 21h, no Teatro Paulo Autran do Sesc Pinheiros.

O Blog do Arcanjo cobriu a estreia da 9ª MITsp com exclusividade e mostra quem aplaudiu os sul-africanos em fotos de Bruno Poletti.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *