MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo abre com espetáculo da África do Sul; veja quem aplaudiu

Da África do Sul, o espetáculo Broken Chord [Acorde Rompido] abriu a 9ª MITsp sob fortes aplausos no Teatro Paulo Autran do Sesc Pinheiros © Silvia Machado Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

A MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo abriu sua nona edição, na qual celebra seus dez anos de história, nesta quinta, 29 de fevereiro, com o espetáculo Broken Chord [Acordo Rompido], de Gregory Maqoma e Thuthuka Sibisi, da África do Sul.

Misturando dança, canto [poderoso] e teatro em uma intensa dramaturgia do corpo e voz e sob recursos do teatro pós-dramático, o espetáculo foi fortemente aplaudido pelos brasileiros.

A obra conta com sensível recado decolonial, com um particular olhar para o que o colonialismo e o racismo advindo dele deixaram como marcas profundas não só na África do Sul como também no Brasil e em tantos outros lugares que vivenciaram a violência colonizadora na face da Terra.

Heranças indigestas da colonização estão no espetáculo Broken Chord [Acorde Rompido] da África do Sul, de Gregory Maqoma e Thuthuka Sibisi, que abriu a 9ª MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo © Silvia Machado Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Na exuberância de cinco décadas vividas, Maqoma dança com força e graça, peso e glória, unindo a quatro solistas execpcionais, donos não só de soberbas vozes como também de uma intensa presença cênica que a todo instante dialoga com o exímio bailarino, tal qual o coral pungente que abraça a cena com o estofado de suas vozes.

Nesta sexta, 1º, performer, coreógrafo e diretor Gregory Maqoma, um dos grandes bailarinos do mundo, demonstrou ser só satisfação diante da forte acolhida do público brasileiro, como revelou em entrevista exclusiva ao Blog do Arcanjo.

A noite passada foi incrível, fiquei emocionado com o amor que foi derramado sobre mim e a equipe. A partilha das lágrimas e a recepção por parte do público fizeram-nos sentir em casa. Nos sentimos seguros naquele palco e ainda mais seguros quando conhecemos e abraçamos o público que compartilhou conosco seu apreço pelo trabalho. Mal posso esperar para voltar ao palco nesta sexta e sábado. Muito obrigado”.

Gregory Maqoma
bailarino e coreógrafo sul-africano
Gregory Maqoma e Thuthuka Sibisi agradecem com o elenco o forte aplauso na abertura da 9ª MITsp para Broken Chord [Acorde Rompido], espetáculo da África do Sul © Silvia Machado Divulgação Blog do Arcanjo 2024

O espetáculo Broken Chord [Acorde Rompido] faz mais duas sessões, nesta sexta, 1º, e sábado, 2, às 21h, no Teatro Paulo Autran do Sesc Pinheiros.

O Blog do Arcanjo cobriu a estreia da 9ª MITsp com exclusividade e mostra quem aplaudiu os sul-africanos em fotos de Bruno Poletti.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *