O Retrato do Bob: Marina Esteves, 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A atriz Marina Esteves é um dos nomes potentes da cena contemporânea paulistana. Ela está em cartaz na peça Bom Dia, Eternidade, do Coletivo O Bonde, do qual é cofundadora, até 25 de fevereiro, no tradicional palco do Teatro Anchieta, no Sesc Consolação, em São Paulo. Foi lá que ela posou com exclusividade para a coluna O Retrato do Bob, do fotógrafo Bob Sousa para o Blog do Arcanjo. A artista também é diretora, bailarina e pesquisadora do teatro negro, com reverberações e intersecções de gênero e raça na cena. Ainda esteve no musical de sucesso Gota D’Água {PRETA}, dirigido por Jé Oliveira a partir do clássico de Chico Buarque, espetáculo vencedor do primeiro Prêmio Arcanjo de Cultura, em 2019, no Theatro Municipal de São Paulo. Atuou ainda nos grupos Cia La Mínima e Núcleo Atômico. É também diretora e idealizadora de Zebra sem Nome, indicado a melhor espetáculo infanto-juvenil pelo Prêmio APCA de 2023. Pura potência.
*Bob Sousa é fotógrafo, mestre em Artes pela Unesp, onde é doutorando, e crítico e jurado de Teatro da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) e do Prêmio Arcanjo de Cultura. É autor do livro “Retratos do Teatro” (Ed. Unesp) e da exposição Retratos Bob Sousa. Retrata grandes personalidades da cultura no Blog do Arcanjo desde 2012 na coluna O Retrato do Bob com produção de Daniela Hamazaki.
Siga @bobsousa
Bom Dia, Eternidade conta a história de quatro irmãos idosos que sofreram um despejo quando crianças e recebem a restituição do terreno após quase 60 anos e se encontram para decidir o que fazer. Entre cafés e sambas, a peça descortina a realidade do passado olhando para o presente. Compre seu ingresso.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.