Mocidade Alegre vence Carnaval de São Paulo 2024 e é bi-campeã; Estrela do Terceiro Milênio e Colorado do Brás sobem

O ator Pascoal da Conceição interpreta Mário de Andrade no desfile da campeã Mocidade Alegre no Anhembi © Felipe Araújo/Liga-SP Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Tom Maior e Independente Tricolor caem do Grupo Especial e vão para o Grupo de Acesso I

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

A Mocidade Alegre é bi-campeã do Carnaval de São Paulo. Esse é o 12º título da agremiação do bairro do Limão — a escola com mais títulos é a Vai-Vai, com 15 — e a vitória é a segunda consecutiva, já que a escola também foi a campeã em 2023. O resultado do Grupo Especial da Liga-SP foi conhecido nesta terça, 13, no sambódromo do Anhembi, na capital paulista.

A radialista Eloise Matos substituiu o incomparável Zulu, que narrava as apurações de São Paulo desde 1993 com seu vozeirão, que neste ano deixou órfãos muitos ouvidos carnavalescos.

A agremiação foi a terceira a desfilar na segunda noite de desfiles de SP, com o enredo “Brasiléia Desvairada”, assinado pelo carnavalesco Jorge Silveira. A atual campeã do Carnaval de São Paulo mostrou a viagem do escritor Mário de Andrade, interpretado pelo ator Pascoal da Conceição, pelos recantos do Brasil.

O segundo lugar ficou com a Dragões da Real, que teve o multicampeão Jorge Freitas como carnavalesco no primeiro dia de desfiles. Com o enredo “África — Uma constelação de reis e rainhas”, a escola contou histórias de reais e rainhas do continente africano.

Já o terceiro lugar ficou para a Acadêmicos do Tatuapé, que levou o Anhembi para a cidade de Mata de São João, na Bahia, mostrando sua história, as manifestações culturais, a culinária e seus costumes.

Quem desce

Tom Maior e Independente Tricolor ficaram nas últimas posições do Grupo Especial e foram rebaixadas ao Grupo de Acesso I em 2025.

Bateria da Estrela do Terceiro Milênio, que foi a campeã do Grupo Especial I e volta à elite do samba em São Paulo em 2025 ao Grupo Especial © Felipe Araújo/Liga-SP Blog do Arcanjo 2024

Quem sobe

No Grupo Especial I venceu a Estrela do Terceiro Milênio, que sobe para o Grupo Especial em 2025 ao lado da segunda colocada, Colorado do Brás.

Blog do Arcanjo mostra como foi o desfile da bi-campeã Mocidade Alegre no sábado, 10, em fotos de Felipe Araújo/Liga-SP.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *