Mocidade Alegre vence Carnaval de São Paulo 2024 e é bi-campeã; Estrela do Terceiro Milênio e Colorado do Brás sobem

O ator Pascoal da Conceição interpreta Mário de Andrade no desfile da campeã Mocidade Alegre no Anhembi © Felipe Araújo/Liga-SP Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Tom Maior e Independente Tricolor caem do Grupo Especial e vão para o Grupo de Acesso I

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

A Mocidade Alegre é bi-campeã do Carnaval de São Paulo. Esse é o 12º título da agremiação do bairro do Limão — a escola com mais títulos é a Vai-Vai, com 15 — e a vitória é a segunda consecutiva, já que a escola também foi a campeã em 2023. O resultado do Grupo Especial da Liga-SP foi conhecido nesta terça, 13, no sambódromo do Anhembi, na capital paulista.

A radialista Eloise Matos substituiu o incomparável Zulu, que narrava as apurações de São Paulo desde 1993 com seu vozeirão, que neste ano deixou órfãos muitos ouvidos carnavalescos.

A agremiação foi a terceira a desfilar na segunda noite de desfiles de SP, com o enredo “Brasiléia Desvairada”, assinado pelo carnavalesco Jorge Silveira. A atual campeã do Carnaval de São Paulo mostrou a viagem do escritor Mário de Andrade, interpretado pelo ator Pascoal da Conceição, pelos recantos do Brasil.

O segundo lugar ficou com a Dragões da Real, que teve o multicampeão Jorge Freitas como carnavalesco no primeiro dia de desfiles. Com o enredo “África — Uma constelação de reis e rainhas”, a escola contou histórias de reais e rainhas do continente africano.

Já o terceiro lugar ficou para a Acadêmicos do Tatuapé, que levou o Anhembi para a cidade de Mata de São João, na Bahia, mostrando sua história, as manifestações culturais, a culinária e seus costumes.

Quem desce

Tom Maior e Independente Tricolor ficaram nas últimas posições do Grupo Especial e foram rebaixadas ao Grupo de Acesso I em 2025.

Bateria da Estrela do Terceiro Milênio, que foi a campeã do Grupo Especial I e volta à elite do samba em São Paulo em 2025 ao Grupo Especial © Felipe Araújo/Liga-SP Blog do Arcanjo 2024

Quem sobe

No Grupo Especial I venceu a Estrela do Terceiro Milênio, que sobe para o Grupo Especial em 2025 ao lado da segunda colocada, Colorado do Brás.

Blog do Arcanjo mostra como foi o desfile da bi-campeã Mocidade Alegre no sábado, 10, em fotos de Felipe Araújo/Liga-SP.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *