O Avesso da Pele faz sessão grátis no Theatro Municipal no Dia da Consciência Negra

O Avesso da Pele © Divulgação Blog do Arcanjo 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Neste Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, o espetáculo O Avesso da Pele faz sessão gratuita às 18h no Theatro Municipal. Trata-se da elogiada montagem teatral do premiado romance escrito por Jeferson Tenório. Uma obra contundente no panorama da nova ficção literária brasileira sobre identidade e as complexas relações raciais, sobre violência e negritude.

A história é contada por Pedro, que tem na morte do seu pai – um professor de escola pública assassinado voltando para casa depois da aula, numa desastrosa abordagem policial – o ponto de partida para uma investigação do passado. É impossível não reconhecer em nosso cotidiano cada uma das formas de expressão da letalidade do racismo trazidas à tona por Tenório.

O elenco é formado por quatro atores negros com menos de 30 anos. Em cena, os quatro atores se alternam entre os personagens, em um movimento em que todos serão pai e filho em algum momento. O cenário é o apartamento de Henrique, no qual Pedro, após o assassinato, observa os objetos ali presentes e os utiliza como ponto de partida na recuperação da história de seu pai.

O que está em jogo é a vida de um homem abalado psicologicamente pelas inevitáveis fraturas existenciais da sua condição de um homem negro em um país racista.

Coletivo Ocutá, idealização
Corpo Rastreado, produção
Beatriz Barros, direção
Vitor Britto, assistência de direção
Alexandre Ammano, Bruno Rocha, Marcos Oli Vitor Britto, elenco
Beatriz Barros e Vitor Britto, dramaturgia
Felipe Oládélè, direção musical
Castilho, preparação corporal e direção de movimento
Malú Lomando, preparação vocal
Gabriele Souza, concepção e criação do desenho de luz
Naya Violeta, figurino
Wanderlei Wagner, cenografia
Nara Zocher, operação de luz
Dj Akinn, operação de som
Jennifer Souza, direção de produção
Jack dos Santos, produção Corpo Rastreado
Helbert Rodrigues, fotografia
Matheus Brant e Gabriela Miranda, filmagem

Duração 90 minutos
Classificação indicativa Não recomendado para menores de 14 anos
Ingresso gratuito – Reserva antecipada no site a partir de 17/11, às 12h. Limite de 2 ingressos por pessoa. Também haverá distribuição de parte dos ingressos no local, a partir das 16h, no dia do evento.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *