Rodrigo Negrini volta ao teatro do Brasil após consagração no México: ‘Feliz e agradecido’ – Entrevista do Arcanjo

Astro internacional do teatro, Rodrigo Negrini está de volta a São Paulo após consagração no México, onde vive, para estrelar ao lado de Fabi Bang o musical Uma Noite na Broadway, sob direção de Fernanda Chamma, no Teatro Santander © Divulgação Blog do Arcanjo 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Um dos astros mais experientes do teatro musical brasileiro, o ator Rodrigo Negrini está de volta à sua terra. Afinal, hoje ele é nome consagrado internacionalmente e um dos grandes nomes do teatro musical do México, onde vive há mais de quatro anos e protagonizou Aladdin. O breve retorno tem um bom motivo: protagonizar ao lado da estrela Fabi Bang a montagem Uma Noite na Broadway, espetáculo dirigido pela experiente Fernanda Chamma e que estreia nesta terça, 10 de outubro, em curtíssima temporada no Teatro Santander, em São Paulo. A montagem já tem viagens previstas para Rio de Janeiro e Porto Alegre. Horas antes de subir ao palco, o artista conversou com exclusividade com o Blog do Arcanjo, que acompanha sua carreira desde o começo, em montagens como Raia 30, O Homem de la Mancha, Os Produtores, Cabaret e Crazy for You, Wicked, Chicago e A Pequena Sereia. Leia a entrevista.

Siga @rodrigonegrini

Miguel Arcanjo Prado – Como é voltar ao Brasil e contracenar com Fabi Bang dirigido pela Fernanda Chamma?
Rodrigo Negrini –
Eu tô super nervoso! A Fabi Bang é uma artista que eu admiro muito, me inspira demais; é o nosso 4° trabalho juntos e é sempre um privilégio poder ver de pertinho todo esse talento. Com a Fernanda Chamma também já tinha trabalhado muito, é como estar em casa, nosso contato nunca foi perdido, por mais que eu estivesse longe, a gente se falava de vez em quando, mas, claro, é muito mais gostoso estar perto e aproveitar toda essa criatividade que surge da direção dela. Mas por mais que eu esteja nervoso, eu estou super feliz e agradecido!

Fabi Bang e Rodrigo Negrini estão em Uma Noite na Broadway no Teatro Santander © Divulgação Blog do Arcanjo 2023

Miguel Arcanjo Prado – Há quanto tempo vive no México? Quais trabalhos realizou por lá?
Rodrigo Negrini –
Eu estou morando no México há um pouco mais de quatro anos. É um país que me abriu as portas e muitas oportunidades têm aparecido por lá. Quando eu cheguei, foi para fazer parte do elenco do musical Chicago, que é um dos meus espetáculos favoritos, pelo estilo Bob Fosse, e, depois da pandemia, foi o momento de realizar um sonho, participando do musical Aladdin, a montagem oficial da Broadway e Disney Theatrical Productions, no qual eu tive o privilégio de interpretar meu personagem Kassim e também dar vida, com muito orgulho e desafio, a Aladdin.

Não é fácil viver longe do seu país de origem […] Tento fazer o meu melhor e levar sempre o nome do Brasil da melhor forma possível.

Rodrigo Negrini
ator brasileiro radicado no México
Rodrigo Negrini na montagem mexicana de Aladdin: carreira internacional de sucesso © Divulgação Blog do Arcanjo 2023

Miguel Arcanjo Prado – Assim como o Tiago Barbosa fez na Espanha, protagonizando O Rei Leão, você desbravou o Mexico como um ator brasileiro de sucesso internacional e protagonizando Aladdin. O que foi mais desafiante neste processo?
Rodrigo Negrini –
O primeiro desafio foi o idioma; eu não falava espanhol quando fui pra lá, tive que aprender tudo desde o princípio e apesar da similaridade entre as duas línguas, é um desafio enorme falar espanhol e ao mesmo tempo diminuir o sotaque, já que muitas vezes, quando subia ao palco como Aladdin, eu ficava duas horas em cena, sem sair, e tinha a responsabilidade de que o público me entendesse claramente a todo momento. Outro desafio foi ficar longe da comida brasileira [risos], realmente a gente tem uma culinária que acolhe, que abraça. Nos primeiros seis meses eu só experimentei sabores novos mexicanos, mas depois desse período, fiquei com muita vontade de comer comida brasileira de verdade; e por mais que eu fosse num restaurante brasileiro lá, o sabor não era igual. Então eu tive que aprender a cozinhar e fazer minha própria comida. Além desses dois, existem muitos outros desafios diários; não é fácil viver longe do seu país de origem. Eu me questiono muito, a todo tempo, mas sempre tento fazer o meu melhor e levar sempre o nome do Brasil da melhor forma possível.

Rodrigo Negrini em Chicago, musical que o levou para o México © Divulgação Blog do Arcanjo 2023

Miguel Arcanjo Prado – Como lidou em atuar em um outro idioma? E o espanhol do México tem um sotaque muito característico. Como foi ficar fluente?
Rodrigo Negrini –
Quando eu cheguei no México, eu ainda não falava espanhol, eu aprendi lá. Tive que estudar muito pra aprender da forma mais rápida possível. É um idioma que eu acho muito bonito, então foi divertido aprender. O espanhol do México é muito claro, pra mim é o espanhol mais fácil de se entender de todos os países hispanohablantes. Fiz aulas de espanhol até pouco tempo atrás e também muitas aulas de fonética para neutralizar o sotaque.

Miguel Arcanjo Prado – Após o espetáculo Uma Noite na Broadway, você retorna ao México ou fica por aqui?
Rodrigo Negrini –
Eu volto pro México ainda esse ano. Minha vida está mais lá, atualmente. Alguns projetos seguem por lá, então preciso voltar.

Rodrigo Negrini vive atualmente no México, onde constrói carreira de sucesso: aberto a projetos também no Brasil © Divulgação Blog do Arcanjo 2023

Miguel Arcanjo Prado – Você está aberto a novos trabalhos no Brasil e ficar nessa ponte área Mexico-SP?
Rodrigo Negrini –
Claro! Eu amo o Brasil, aqui é meu país! Assim como vim agora, especialmente para esse projeto Uma Noite na Broadway, eu viria, sim, para outros projetos que me chamassem a atenção. Não é um ponte área como Rio-SP, mas venho feliz!

Estrela e astro dos musicais, Fabi Bang e Rodrigo Negrini estão em Uma Noite na Broadway © Divulgação Blog do Arcanjo 2023

Miguel Arcanjo Prado – Quais são seus projetos após o fim deste espetáculo?
Rodrigo Negrini –
Assim que eu voltar pro México, já começo os ensaios de um show que vou produzir para um hotel, na cidade de Puerto Vallarta, para o Réveillon. É um show estilo Cabaret. Já fizemos esse mesmo show uma vez, foi muito legal e agora me convidaram de novo para esse projeto. Tô animado!

Astro dos musicais: Rodrigo Negrini está de volta para curta temporada nos palcos de SP antes do retorno ao México, onde vive © Divulgação Blog do Arcanjo 2023

Miguel Arcanjo Prado – O que tem sido mais gostoso neste reencontro com o Brasil?
Rodrigo Negrini –
Nossa, muita coisa! Eu fico muito feliz de reencontrar os amigos, os companheiros de trabalho, minha família. Amo comer a comida brasileira, estar aqui em São Paulo, é a minha cidade do coração, eu passo pelas ruas e fico admirando o quanto essa cidade é bonita. Voltar a atuar em português é um deleite. Além do teatro também tenho outros projetos aqui nesse período em que estarei aqui, então a agenda está cheia e estou muito feliz em estar de volta, recarregando as energias nesse Brasilzão!

Eu fico muito feliz de reencontrar os amigos, os companheiros de trabalho, minha família. Voltar a atuar em português é um deleite.

Rodrigo Negrini
ator, cantor e bailarino
O ator, cantor e bailarino Rodrigo Negrini: brasileiro faz sucesso no México © Divulgação Blog do Arcanjo 2023

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *