CineBH começa com homenagem a filhos da terra no audiovisual: Rafael Conde e Yara de Novaes

Rafael Conde e Yara de Novaes são homenageados com o Troféu Horizonte na 17a CineBH em Belo Horizonte © Leo Lara Universo Produção Divulgação Blog do Arcanjo 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial a Belo Horizonte – MG*

Dois filhos da terra foram os homenageados na abertura da 17ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, na noite de terça-feira, 26 de setembro, no Cine Theatro Brasil Vallourec.

O destaque da noite foi a homenagem ao cineasta Rafael Conde e à atriz, diretora e dramaturga Yara de Novaes, que receberam o Troféu Horizonte da organização da Universo Produção. A dupla mineira trabalhou junta em diversos projetos e destacaram essa união ao agradecerem o tributo.

A cerimônia contou com cineastas, produtores, jornalistas, críticos e espectadores em geral para acompanhar o início do evento que, nos próximos seis dias, torna a cidade a capital do cinema latino-americano. Diretores da Universo Produção, responsável pelo evento, Raquel Hallak, Fernanda Hallak e Quintino Vargas também subiram ao palco.

A temática “Território(s) da Latinidade” foi ilustrada em vídeos e depoimentos que exaltaram a importância do cinema no continente e o recorte escolhido para compor a programação da Mostra esse ano.

Homenageados

“É uma homenagem a todos os técnicos e artistas que trabalharam com a gente nesses anos todos”, disse o homenageado Rafael Conde em seu discurso. “Os festivais da Universo são responsáveis pela consolidação do cinema brasileiro e eu agradeço especialmente ao programa Brasil CineMundi”. A referência de Conde foi ao fato de seu novo longas-metragem, “Zé”, ter sido projeto do CineMundi, encontro de coprodução realizado durante a CineBH, no ano de 2015.

Por sua vez, Yara de Novaes exaltou o espaço teatral, onde ela começou sua carreira, como “um lugar pra gente se encontrar, e não vamos desistir nunca dessa possibilidade dos encontros”. Yara relembrou justamente seu encontro com Conde, que “gerou tantos outros ao longo das nossas carreiras e que vão durar para sempre”.

A noite se concluiu com a exibição de “Zé”, que tinha parte da equipe na plateia e foi visto em pré-estreia em Belo Horizonte.

CineBH

A CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, o evento de cinema da capital mineira, chega a sua 17ª edição entre os dias 26 de setembro e 1º de outubro de 2023. O evento promove a conexão entre o cinema brasileiro e o mercado internacional e se apresenta como instrumento de formação, reflexão, exibição e difusão do audiovisual em diálogo com outros países.

A CineBH prevê em sua programação a oferta de atividades oferecidas gratuitamente ao público: exibições de filmes nacionais e internacionais, pré-estreias e mostras retrospectivas, programa de formação com a oferta de oficinas, workshops, laboratórios, masterclasses, debates e painéis, promoção do fomento ao empreendedorismo, dissemina a informação, produz e difunde conhecimento, cria oportunidades de rede contatos e negócios, reúne a cadeia produtiva do audiovisual numa programação abrangente e gratuita.

A 17ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 14º Brasil CineMundi integram o Cinema sem Fronteiras 2023 – programa internacional de audiovisual idealizado pela Universo Produção e que reúne também a Mostra de Cinema de Tiradentes (centrada na produção contemporânea, em janeiro) e a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto (que difunde o audiovisual como patrimônio e ferramenta de educação, em junho).

O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viajou a convite da CineBH e Universo Produção.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *