CineBH começa com homenagem a filhos da terra no audiovisual: Rafael Conde e Yara de Novaes

Rafael Conde e Yara de Novaes são homenageados com o Troféu Horizonte na 17a CineBH em Belo Horizonte © Leo Lara Universo Produção Divulgação Blog do Arcanjo 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial a Belo Horizonte – MG*

Dois filhos da terra foram os homenageados na abertura da 17ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, na noite de terça-feira, 26 de setembro, no Cine Theatro Brasil Vallourec.

O destaque da noite foi a homenagem ao cineasta Rafael Conde e à atriz, diretora e dramaturga Yara de Novaes, que receberam o Troféu Horizonte da organização da Universo Produção. A dupla mineira trabalhou junta em diversos projetos e destacaram essa união ao agradecerem o tributo.

A cerimônia contou com cineastas, produtores, jornalistas, críticos e espectadores em geral para acompanhar o início do evento que, nos próximos seis dias, torna a cidade a capital do cinema latino-americano. Diretores da Universo Produção, responsável pelo evento, Raquel Hallak, Fernanda Hallak e Quintino Vargas também subiram ao palco.

A temática “Território(s) da Latinidade” foi ilustrada em vídeos e depoimentos que exaltaram a importância do cinema no continente e o recorte escolhido para compor a programação da Mostra esse ano.

Homenageados

“É uma homenagem a todos os técnicos e artistas que trabalharam com a gente nesses anos todos”, disse o homenageado Rafael Conde em seu discurso. “Os festivais da Universo são responsáveis pela consolidação do cinema brasileiro e eu agradeço especialmente ao programa Brasil CineMundi”. A referência de Conde foi ao fato de seu novo longas-metragem, “Zé”, ter sido projeto do CineMundi, encontro de coprodução realizado durante a CineBH, no ano de 2015.

Por sua vez, Yara de Novaes exaltou o espaço teatral, onde ela começou sua carreira, como “um lugar pra gente se encontrar, e não vamos desistir nunca dessa possibilidade dos encontros”. Yara relembrou justamente seu encontro com Conde, que “gerou tantos outros ao longo das nossas carreiras e que vão durar para sempre”.

A noite se concluiu com a exibição de “Zé”, que tinha parte da equipe na plateia e foi visto em pré-estreia em Belo Horizonte.

CineBH

A CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, o evento de cinema da capital mineira, chega a sua 17ª edição entre os dias 26 de setembro e 1º de outubro de 2023. O evento promove a conexão entre o cinema brasileiro e o mercado internacional e se apresenta como instrumento de formação, reflexão, exibição e difusão do audiovisual em diálogo com outros países.

A CineBH prevê em sua programação a oferta de atividades oferecidas gratuitamente ao público: exibições de filmes nacionais e internacionais, pré-estreias e mostras retrospectivas, programa de formação com a oferta de oficinas, workshops, laboratórios, masterclasses, debates e painéis, promoção do fomento ao empreendedorismo, dissemina a informação, produz e difunde conhecimento, cria oportunidades de rede contatos e negócios, reúne a cadeia produtiva do audiovisual numa programação abrangente e gratuita.

A 17ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 14º Brasil CineMundi integram o Cinema sem Fronteiras 2023 – programa internacional de audiovisual idealizado pela Universo Produção e que reúne também a Mostra de Cinema de Tiradentes (centrada na produção contemporânea, em janeiro) e a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto (que difunde o audiovisual como patrimônio e ferramenta de educação, em junho).

O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viajou a convite da CineBH e Universo Produção.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *