Marina Sena faz 27 anos: Saiba 27 curiosidades da cantora
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Marina Sena completa 27 anos de vida nesta terça, 26 — mesmo dia em que Gal Costa completaria 78 anos. Nascida em Taiobeiras, no Norte de Minas Gerais em 26 de setembro de 1996, a cantora e compositora vive atualmente em São Paulo. Para homenagear a artista, o Blog do Arcanjo, que acompanha sua carreira desde antes da fama, revela 27 curiosidades sobre a cantora.

1 – Desde pequena Marina Sena queria ser cantora e gostava de se apresentar na escola e em festas familiares.
2 – Marina Sena teve certeza que seria cantora ao roubar a cena em uma festa de 15 anos de Taiobeiras, cantando Someone Like You, de Adele, e sendo fortemente aplaudida.
3 – Na adolescência, gostava de tocar violão na praça e começou a compor aos 15 anos.
4 – Aos 17 anos, Marina Sena se inscreveu no reality musical da Globo The Voice, mas foi rejeitada.
5 – Aos 18 anos, deixou Taiobeiras e foi morar em Montes Claros, maior cidade do Norte de Minas, para realizar o sonho de ser cantora.
5 – Sua primeira banda surgiu em Montes Claros, A Outra Banda da Lua, da qual era vocalista.
6 – O nome A Outra Banda da Lua foi dado por Marina Sena, que teve a ideia a partir de A Outra Banda da Terra, de Caetano Veloso, e do poeta Faviola, da psicodelia de Recife dos anos 1970 e que fez o disco Faviola e o Bando do Sol.
7 – A Outra Banda da Lua emplacou dois grandes hits: Cavalaria e Serra do Mel, que ganharam videoclipe.

8 – Depois de Montes Claros, Marina Sena partiu rumo a Belo Horizonte com o convite para integrar a banda Rosa Neon, lançada em 2019, na qual estava ao lado de Luiz Gabriel Lopes, Marcelo Tofani, Mariana Cavanellas e Baka.
9 – Em janeiro de 2019, Marina Sena foi destaque em show com a A Outra Banda da Lua na Mostra de Cinema de Tiradentes. O Blog do Arcanjo cobriu o show e viu a artista pela primeira vez ao vivo.
10 – Em 2019 e 2020, Marina Sena se dividiu entre as duas bandas, A Outra Banda da Lua e Rosa Neon.
11 – Durante o período de Rosa Neon, Marina Sena namorou o também integrante Luiz Gabriel Lopes.
12 – Em 5 de dezembro de 2019, Marina Sena se apresentou pela primeira vez em São Paulo. Fez dois shows em uma mesma noite, um com a Rosa Neon e outro com A Outra Banda da Lua, na programação da SIM São Paulo. O jornalista Miguel Arcanjo Prado esteve presente nos dois shows.
13 – Em 2020, a banda Rosa Neon chegou ao fim. Após as saídas de Mariana Cavanellas e Luiz Gabriel Lopes, a banda tinha virado um trio, com Marina Sena, Baka e Marcelo Tofani, mas não deu muito certo.

14 – Na virada para 2021, Marina Sena lança seu primeiro single solo, Me Toca. Pouco antes, ela conheceu o produtor musical Iuri Rio Branco pela internet e falou que sonhava com que ele produzisse seu primeiro disco solo. Ele aceitou.
15 – Iuri Rio Branco e Marina Sena se apaixonaram durante a produção do disco De Primeira, lançado em 2021, ano em que a cantora se mudou de Minas Gerais para São Paulo e foi morar no apartamento de Iuri em Higienópolis.
16 – Em 2021, Jorginho Velloso passa a empresariar Marina Sena.

17 – De Primeira emplacou o hit Por Supuesto, que viralizou no TikTok e tornou Marina Sena conhecida nacionalmente. Ela vira tema de matéria no Fantástico, na Globo, no fim do ano, e a canção ganha clipe com Marina vestida de noiva que abandona o casamento.
18 – Também no fim de 2021, Marina Sena sai como grande vencedora do Prêmio Multishow, no qual ganha Revelação do Ano. Por conta do prêmio, ganhou também muitos hates que começaram a criticar sua voz.
19 – O primeiro show de Marina Sena em carreira solo em São Paulo foi no Sesc Pompeia, em março de 2022, lotando a casa em três apresentações que contaram com a cobertura do Blog do Arcanjo.

20 – Em abril de 2022, Marina Sena viveu seu primeiro auge de shows, fazendo mais de 20 apresentações naquele mês. Ela tinha virado a nova queridinha da música brasileira.
21 – O ano de 2022 foi frenético para Marina Sena, com participação nos principais festivais e turnê De Primeira lotada em todo o país.
22 – Marina Sena encerrou em março a bem sucedida turnê De Primeira, com uma série de shows na Casa Natura Musical em São Paulo. O Blog do Arcanjo cobriu.

23 – Em abril, após lançar o single Tudo Pra Amar Você, lançou seu primeiro disco pela gravadora Sony, Vício Inerente.
24 – O ano de 2023 também marca o término do namoro de Marina Sena com Iuri Rio Branco, que passa a ocupar o lugar de seu diretor musical e produtor.
25 – Em entrevista para a Folha de S.Paulo para lançar Vício Inerente, Marina diz que está rica e famosa e que “só faz música boa”.

26 – Em setembro de 2023, Marina Sena homenageia Gal Costa no festival The Town. A apresentação gera elogios, mas também críticas. Marina Sena cantando Meu Nome É Gal vira meme na internet.
27 – Marina Sena lança em setembro de 2023 o clipe Que Tal, e faz referência ao bar Las Chicas, onde começou a carreira cantando em Montes Claros.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.