O Retrato do Bob: Ione de Medeiros, 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Foto BOB SOUSA
@bobsousa
Aos 81 anos e há quase meio século à frente do Grupo Oficcina Multimedia – GOM, do qual é fundadora em 1977, Ione de Medeiros merece respeito. Ela recebeu o fotógrafo Bob Sousa no hotel em que está hospedada em São Paulo para este exclusivo O Retrato do Bob no Blog do Arcanjo. Também responsável pelo festival Verão Arte Contemporânea – VAC na capital mineira, onde a juiz-forana vive desde 1967, a diretora celebra o sucesso de público e de crítica da montagem de Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, pelo GOM, no Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, onde encerra temporada nesta segunda, 18. Como professora e diretora em instituições e eventos como a Fundação Artística de Belo Horizonte, o Centro Pedagógico da UFMG e o Festival de Inverno da UFMG, ela fez história. Recentemente, lançou o livro Grupo Oficcina Multimedia – 45 anos, pelo Selo Lucias, em parceria com a Adaap (Associação dos Artistas Amigos da Praça) e SP Escola de Teatro, ambos sob comando de Ivam Cabral. Mulher pioneira na direção, ela está no prumo de um dos mais longevos grupos teatrais do Brasil. Ione de Medeiros é nome fundamental no teatro brasileiro. Merecedora de nossos aplausos de pé.
*Bob Sousa é fotógrafo, mestre em Artes pela Unesp e crítico e jurado de Teatro da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) e do Prêmio Arcanjo de Cultura. É autor do livro “Retratos do Teatro” (Ed. Unesp) e da exposição Retratos Bob Sousa. Retrata grandes personalidades da cultura no Blog do Arcanjo desde 2012 na coluna O Retrato do Bob com assistência de Daniela Hamazaki.
Siga @bobsousa
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.