★★★ Crítica: Iron – O Homem da Máscara de Ferro tem na força do elenco seu grande destaque

O astro Tiago Barbosa protagoniza Iron – O Homem da Máscara de Ferro no 033 Rooftop: elenco é o grande destaque do musical © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

★★★
Iron – O Homem da Máscara de Ferro
Avaliação: Bom

Uma experiência cênica imersiva e diferente do que o público dos musicais está acostumado, na qual a força hipnotizante dos atores em cena é o maior destaque. Iron – O Homem da Máscara de Ferro chegou ao 033 Rooftop fortemente aplaudido por personalidades do teatro e pelo público em geral, disposto de pé na pista ou nas arquibancadas. O elétrico musical sob direção e idealização de Ulysses Cruz e libreto de Marcos Daud nos faz lembrar o Teatro Oficina de Zé Celso — o que seria uma bela homenagem ao nosso maior nome dos palcos —, quebrando limites físicos entre público e obra, com sua proposta teatral brechtiana. Todos estão em um mesmo contexto, com os espectadores vendo a história acontecer bem de pertinho, em um clima de casa noturna. O musical pode ser visto no 033 Rooftop do Teatro Santander, na zona sul de São Paulo, com ingressos pela Sympla. A montagem é protagonizada por Tiago Barbosa, o grande astro internacional dos musicais brasileiros, protagonista de O Rei Leão no Brasil e na Espanha, onde conquistou o feito de concorrer como melhor ator com Antonio Banderas, por sua preciosa atuação no musical espanhol Kinky Boots. Tiago, que elevou a representatividade negra nos palcos a altos patamares, vem fazendo bonito neste seu retorno ao Brasil, emendando três importantes trabalhos: Clube da Esquina, no qual deu vida a Milton Nascimento, Wicked, onde foi o príncipe Fiyero, e agora como protagonista de Iron – O Homem da Máscara de Ferro. De forma intensa e engenhosa, ele interpreta os gêmeos do enredo épico: o rei Luís XIV e Philippe, o irmão aprisionado com a máscara de ferro para que não possa disputar o trono. Também está no elenco a estrela dos musicais Letícia Soares, que ganhou os principais prêmios de melhor atriz do país por sua atuação em A Cor Púrpura e no começo do ano foi a primeira atriz negra da história a interpretar a rainha Elsa no musical Frozen da Disney. Agora, Letícia dá vida à rainha Ana D’Áustria e impressiona a todos com o poder de sua voz e a potência de sua bem dosada presença cênica. Outro grande astro dos musicias e nome fundamental da história deste mercado no Brasil, Saulo Vasconcelos defende com bravura seu Restiff. O elenco ainda traz Caio Paduan, como D’Artagnan, Yara Charry, como Louise, e Thobias da Vai-Vai, na pele de Alexandre Dumas. Ainda estão em cena Livian Aragão, Dagoberto Feliz, Daniel Haidar, Débora Polistchuck, Gabriela Correa, Luiz Nicolau, Nicolas Ahnert, Rafael de Castro e Rafael Leal. O conjunto do elenco entrega tudo e mais um pouco para capturar a atenção do público no desafiante formato imersivo. Afinal, neste espetáculo sobre os limites éticos na sanha pelo poder, cada qual constrói uma experiência distinta, porque não há uma fórmula ou fio condutor a se seguir. Aqui, o rumo da história é criado de forma individual e ao mesmo tempo coletiva. Mais Brecht, impossível.

★★★
Iron – O Homem da Máscara de Ferro
Avaliação: Bom
Crítica por Miguel Arcanjo Prado
033 Rooftop do Teatro Santander – Complexo JK Iguatemi – Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041, CPTM Vila Olímpia, São Paulo, SP. Sextas-feiras, às 20h30; sábados e domingos, às 16h30 e 20h30. 90 min. 12 anos. R$ 95 a R$ 250. Até 8/10/2023. 
Compre seu ingresso!

Iron – O Homem da Máscara de Ferro: Blog do Arcanjo mostra bastidores da sessão VIP no 033 Rooftop

Iron – O Homem da Máscara de Ferro: Blog do Arcanjo mostra quem aplaudiu o musical no 033 Rooftop

Iron – O Homem da Máscara de Ferro: Veja imagens do musical no 033 Rooftop

Compre seu ingresso!

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *